Três mostras com atividades formativas e culturais realizadas, ao longo de 2023, em Barão de Cocais e em Itabirito, contemplam a entrega da primeira edição do Projeto Meu Lugar, que tem o patrocínio do Grupo Avante, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, e é realizado pela Coreto Cultural e o Ministério da Cultura.
“O projeto Meu Lugar traz um espaço de fala importante para as comunidades locais, que puderam se expressar durante conversas e ações artísticas. A cultura é, realmente, uma ferramenta importante de transformação social e contribui para o fortalecimento da autoestima da população. Proporcionar lazer, bem-estar e estimular o conhecimento das pessoas que estão em torno das nossas operações, vai de encontro com o nosso jeito de fazer a mineração do futuro: com respeito, transparência e oportunidade de desenvolvimento para todos. Por isso, foi uma alegria para o Grupo Avante promover o projeto Meu Lugar em comunidades de Itabirito e Barão de Cocais”, explica Mariana Morales, Gerente de Sustentabilidade no Grupo Avante.
A Mostra cênica “O caminhar da Cultura Afro Brasileira” foi realizada nos dias 18 e 20 de novembro, respectivamente, na Escola Estadual José Maria de Morais e na Escola Municipal José Maria dos Mares Guia, em Barão de Cocais. O tema dos dois eventos foi escolhido para celebrar o Dia da Consciência Negra. O desfile realizado em ambas as escolas foi uma programação especial, que trouxe à tona o olhar dos alunos para realidade da negritude e mostrou o resultado das atividades formativas oferecidas pelo projeto aos alunos. Nas semanas anteriores à mostra, eles tiveram aulas de Figurino, Maquiagem, Cabelo e Confecção de Tambores, com o intuito de estimular o desenvolvimento comunitário a partir da capacitação ligada à cultura e à economia criativa.
Durante a Mostra nas escolas, a comunidade pôde assistir ao vídeo produzido pela Coreto com imagens coletadas durante os processos de criação e aprendizado das oficinas que culminaram na mostra. Foi um momento de alegria e emoção no qual os estudantes puderam se ver.
De acordo com a diretora da Escola Estadual José Maria de Morais, Cristina Domingues Arantes, a mostra foi uma oportunidade para a arte renascer nas escolas. “Estamos muito felizes e abertos para outras ações relacionadas à arte e a cultura, de forma a estimular os alunos para essas áreas do conhecimento”.
A Coreto Cultural também esteve no Bairro Marzagão, em Itabirito, realizando oficinas formativas e uma mostra cultural na Escola Municipal Antônio Toledo Sobrinho, potencializando a celebração da formatura dos alunos do 2º período e do 5º ano da instituição de ensino. A ação foi uma parceria da escola e da Coreto.
No dia 11 de dezembro, foram ofertadas oficinas de maquiagem, tranças, tambores e danças urbanas, em uma preparação para o evento de formatura, que tinha como tema a influência da origem africana na cultura brasileira. Os alunos puderam fazer penteados, entender como se maquiar, além de aprender os primeiros ritmos do tambor e passos de danças para as apresentações. Durante todo o dia, as crianças se deliciaram com pipoca e algodão doce.
No dia 12 de dezembro, junto com a mostra, ocorreu a formatura dos estudantes em uma manhã de muita alegria e emoção, com a presença dos formandos, profissionais da comunidade escolar e familiares. Também marcaram presença a secretária de Educação do município, Iracema Mapa, a diretora e a vice-diretora das escolas rurais, Maria Salete Vasconcelos e Maria das Graças Teixeira, além de outras autoridades.
Durante a mostra, os alunos do 2º período apresentaram uma coreografia de dança de rua ensaiada pelos professores durante as oficinas, enquanto os alunos do 5º ano mostraram o que aprenderam durante as aulas em uma apresentação de percussão. Vale ressaltar também que os instrumentos utilizados pelos estudantes foram produzidos por eles e são um presente do Meu Lugar, como um incentivo, para que eles possam dar continuidade ao conhecimento e às técnicas musicais.
O coordenador da escola Antônio Toledo Sobrinho, Dijalma Lúcio da Silva, ressaltou a dimensão do projeto na vida das crianças e da comunidade como um todo. “Quando você traz a ideia de um resgate, você torna as pessoas protagonistas da sua própria história. Então, não é um projeto que vem e vai embora. É um projeto que traz uma mentalidade diferenciada. É um resgate de história. Você se vê dentro do projeto o tempo todo. E isso é colher frutos imediatamente. Hoje, eu olho para os meninos e vejo crianças aprendendo a fazer percussão em duas horas de oficina. Ninguém via isso. Eles já tinham essa vontade de fazer e pertencer. Eu não tinha dimensão do quanto o projeto poderia alcançar. E alcançou”, disse o coordenador.
Mural artístico
Outra ação inserida no projeto Meu Lugar foi a pintura dos murais nas escolas pela artista Anna Gobel em Barão de Cocais, no mês de outubro, retratando a educação e a cultura, em uma arte produzida a muitas mãos, com ajuda dos alunos e professores. Nas próximas semanas, a artista estará em Itabirito para deixar essa mensagem de incentivo e esperança nos muros da Escola Antônio Toledo Sobrinho. A ação é uma contrapartida ao apoio e participação das escolas no projeto Meu Lugar e visa valorizar a identidade, personagens e elementos da cultura local.
Mapa Afetivo
A etapa do mapa afetivo foi uma das principais do projeto Meu Lugar. Durante os meses de agosto e setembro, ele foi produzido por meio de entrevistas com a comunidade. O mapa tem como objetivo conhecer a realidade local e criar um diagnóstico que oriente o desenvolvimento de atividades mais adequadas para aquela localidade, nas áreas das artes e da cultura, dentro do programa Meu lugar. As entrevistas aconteceram nas duas cidades contempladas.
De acordo com a diretora-executiva da Coreto Cultural, Lílian Nunes, o mapa afetivo é uma etapa de extrema importância para o projeto. “A escuta é o melhor caminho para ações assertivas em espaços de vulnerabilidade. Conhecer as pessoas e as peculiaridades de cada região, construir elos de confiança, agir de forma colaborativa e desenvolver ações que realmente façam sentido para os moradores. Somente o diálogo promove o protagonismo comunitário. Ele gera pertencimento, dignidade, visibilidade e promove novas perspectivas de crescimento e mudança”.
Desfile Cívico
Outra ação que vale destacar aconteceu no dia 7 de setembro, quando uma equipe da Coreto Cultural marcou presença no desfile cívico em Itabirito, para acompanhar e registrar em fotos e vídeos a Fanfarra Marzagão. Também houve acompanhamento de alguns dos ensaios das crianças e do processo da produção dos uniformes de gala. A Fanfarra é composta pelos alunos da escola Antônio Toledo Sobrinho, moradores do bairro.
Também no Marzagão, em agosto, a Coreto Cultural acompanhou os alunos e seus familiares em uma excursão organizada pela EMATS a pontos significativos da região. Os alunos tiveram a oportunidade de explorar locais históricos, ouvir relatos dos primeiros moradores e desfrutar de momentos de lazer fora do ambiente escolar durante a visita à Usina do Bongo, à Fazenda Marzagão, ao centro comunitário, à microrregião de Coqueiro Verde e ao Pesque Pague Campestre. O acompanhamento das duas atividades integrou e contribuiu para o planejamento das oficinas e mostras do Meu Lugar.
Meu Lugar
A Coreto Cultural acredita que tem o poder de abrir portas para que as pessoas transformem suas vidas e as das comunidades onde residem. O projeto “Meu Lugar” exemplifica essa crença ao proporcionar, de maneira didática e assertiva, as habilidades necessárias para uma atuação abrangente nas artes, potencializando as ações locais e gerando oportunidades de inserção no mercado de trabalho cultural. Sempre de forma gratuita, o projeto oferece acesso, dignidade e práticas que estimulam descobertas e crescimentos pessoais e profissionais.
Composto por três etapas – mapeamento sociocultural, formação e mostra cultural – a metodologia empregada identifica potencialidades, estimula a autonomia e concede protagonismo aos residentes, principais conhecedores da realidade local e das demandas das comunidades.
Através de um abrangente processo de escuta e planejamento colaborativo entre a equipe de produção e a comunidade, as ações visam atender às expectativas das localidades envolvidas. Isso resulta em um aumento da autoestima por meio da cultura, que serve como uma alavanca para o desenvolvimento humano e a promoção do bem-estar coletivo.