A turbidez é a medida da transparência de uma amostra ou corpo de água. Ela é causada pela presença de substâncias suspensas, como argila e sedimentos.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) atuou para corrigir um problema operacional que causou turbidez na água em bairros de Itabira no último fim de semana. Desde a madrugada de domingo (14/01), técnicos da autarquia fizeram manobras de descarga de rede e já nesta segunda-feira (15/01) a água se encontra de acordo com os parâmetros estabelecidos pelas normas regulamentares. Medidas internas a fim de evitar que o fato volte a ocorrer estão sendo tomadas.
A turbidez é a medida da transparência de uma amostra ou corpo de água. Ela é causada pela presença de substâncias suspensas, como argila e sedimentos. É um parâmetro de aspecto estético do produto.
“Houve queda de energia na Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza na madrugada de domingo (14), afetando o bombeamento e, com isso, não houve acionamento de uma válvula de retorno para os bairros Jardim dos Ipês, Santa Tereza, Gabiroba, condomínio Vila da Serra, loteamentos Flamboyant e Fazenda do Lago. O problema foi identificado na manhã de domingo e ocasionou o arrasto de partículas pela rede de distribuição. O que foi corrigido com manobras de descarga nas redes de distribuição desses bairros”, esclarece o gerente operacional do Saae, Valdecir Agno.
O Serviço de Atendimento ao Cliente do Saae é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas e a ligação é gratuita. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. Outra opção é entrar em contato pelo WhatsApp, pelo número (31) 3839-1330.