Raposa marca duas vezes na etapa final com Zé Ivaldo e o João Pedro.
No segundo clássico realizado na Arena MRV, o Cruzeiro venceu novamente o Atlético, desta vez por 2 a 0, com gols de Zé Ivaldo e do jovem João Pedro, na noite deste sábado (3/02), em duelo válido pela terceira rodada do Campeonato Mineiro. Com o resultado, a Raposa segue invicta na casa do rival: dois jogos, duas vitórias sem ser vazado.
Além disso, o time estrelado quebrou um tabu que perdurava sete anos. O Cruzeiro não vencia o rival por duas vezes consecutivas desde 2017. A última vez que isso aconteceu foi quando a equipe treinada por Mano Menezes superou o Atlético por 1 a 0, na Primeira Liga, e em seguida, por 2 a 1, no Estadual daquele ano. Ambos os jogos foram no Mineirão.
As equipes voltam a campo na próxima quinta-feira (8/02) e sexta-feira (9/02). Na quinta, o Alvinegro irá a São João del-Rei encarar o Athletic, às 21h. Na sexta de carnaval, a Raposa receberá o Patrocinense no Mineirão.
O jogo
A partida começou com problemas para Felipão. Aos 13, o técnico perdeu Zaracho, que sentiu a posterior da coxa esquerda e saiu chorando de campo. No lugar dele, entrou Igor Gomes, que havia perdido a posição para Gustavo Scarpa.
Após a paralisação para a saída de Zaracho, o Galo conseguiu emplacar um contra-ataque com Paulinho. O artilheiro da Arena MRV saiu cara a cara com Rafael Cabral. Com a mão esquerda, o goleiro celeste operou um milagre, impedindo assim o primeiro gol alvinegro.
Aos 21 foi a vez do Cruzeiro chegar com perigo ao gol de Everson. Arthur Gomes arriscou de fora da área, pela esquerda, e a bola passou próximo ao ângulo esquerdo do arqueiro do Galo.
Em seguida, a bola pouco rolou e o excesso de faltas de ambos os lados prevaleceu em campo. Com isso, o árbitro Paulo Cesar Zanovelli distribuiu cartões amarelos para as equipes, deixando atletas pendurados para a etapa final.
Na volta do intervalo, Scolari trocou Mariano por Saravia, por opção. Vale lembrar que Mariano foi um dos amarelados do Galo. Já o técnico Larcamón só foi alterar o Cruzeiro aos dez. O comandante sacou Robert e colocou o jovem João Pedro. O jogo seguiu sem chances claras para as equipes e sem empolgar o torcedor.
Aos 21, Felipão mexeu novamente no time. Scarpa e Mauricio Lemos foram substituídos por Pavón e Igor Rabello. Quatro minutos depois, Hulk cobrou falta de longa distância, interceptada por Rafael Cabral. Em seguida, Larcamón fez duas alterações na Raposa. Ian Luccas e Japa entraram nos lugares de Lucas Silva e Arthur Gomes.
Aos 36, a rede balançou na Arena MRV. Após cobrança de escanteio do Cruzeiro, a zaga atleticana afastou o perigo, mas a bola sobrou na cabeça de Marlon. O lateral celeste alçou a redonda para a área. Lá estava Zé Ivaldo, que sozinho, na pequena área, testou para o fundo das redes, abrindo o placar para a Raposa. O gol foi revisado pelo VAR, confirmando a decisão do trio de arbitragem.
Três minutos depois, a estrela do jovem João Pedro brilhou na casa do rival. O atacante saiu em velocidade do campo de defesa, driblou a marcação e, da meia-lua. bateu rasteiro, no canto esquerdo de Everson, fazendo o segundo do Cruzeiro no jogo e o segundo dele como profissional.
Nos acréscimos, o Galo teve a oportunidade de diminuir o placar, mas parou novamente nas mãos de Rafael Cabral, que garantiu o resultado para a Raposa.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO 0X2 CRUZEIRO
Atlético
Everson; Mariano (Saravia), Lemos (Igor Rabello), Jemerson e Arana; Otávio, Edenilson, Gustavo Scarpa (Pavón) e Zaracho (Igor Gomes); Paulinho e Hulk. Técnico: Felipão
Cruzeiro
Rafael Cabral; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva (Ian Luccas), Matheus Pereira e Arthur Gomes (Japa); Robert (João Pedro) e Dinenno. Técnico: Nicolás Larcamón
Motivo: 3ª rodada Campeonato Mineiro
Data: 3 de fevereiro de 2024 (sábado)
Local: Arena MRV, Belo Horizonte-MG
Arbitragem: Paulo Cesar Zanovelli, auxiliado por Felipe Alan Costa de Oliveira e Celso Luiz da Silva
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira
Cartões amarelos: Mariano, Edenilson, Jemerson (Atlético) Zé Ivaldo, Marlon, Arthur Gomes (Cruzeiro)
Gols: Zé Ivaldo, aos 36”; João Pedro, aos 39”, do 2° Tempo (Cruzeiro)