Com reunião marcada para a próxima quinta-feira (22/02), o Vereador Júber Madeira (PSDB), solicitará a presidência da Caixa Econômica Federal (CEF), celeridade na execução do projeto de expansão da instituição em Itabira.
Em abril do ano passado, na matriz da Caixa, em Brasília (DF), o Vereador se reuniu com a então presidente da instituição , Nádia Rita Serrano. Durante a reunião, o Vereador que estava acompanhado do Deputado Federal Paulo Abi Akel (PSDB), apresentou ofícios e dados justificando a solicitação para a abertura de mais uma agência em Itabira. “Foi um encontro em que a direção nacional da Caixa afirmou o plano de expansão para Itabira. Volto agora à Matriz com o pedido para que o processo avance em caráter de urgência mediante a interdição da única agência do banco no município. Com a agência fechada, os prejuízos à população e à própria instituição serão enormes. Vamos cobrar uma atuação mais firme dos diretores para que Itabira seja prioridade nos processos internos da Matriz em Brasília. Inadmissível que Itabira com a sua relevância econômica para o Estado e União tenha sua agência impossibilitada de atender seus milhares de clientes”, pondera Júber Madeira.
A solicitação da abertura de uma nova agência foi encabeçada por Júber Madeira em 2021, e conta com apoio da presidente da Associação Comercial Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita), Cássia Menezes, do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabira (CDL), Eduardo Gomes Moraes e do diretor presidente da Associação dos Aposentados, Pensionistas e empregados das empresas patrocinadoras da Valia (Aposvale), Sebastião da Costa Deiró, e do Governo Municipal, através do Prefeito Marco Antônio.
“Itabira se destaca entre as demais cidades da região do Médio Piracicaba pela arrecadação generosa, geração de empregos, além de ser referência em saúde e educação. A cidade é uma referência regional e atrai a população de diversas cidades vizinhas. A demanda pelos serviços da Caixa é enorme. Há uma grande e antiga reivindicação da nossa população por esta nova agência e neste encontro da próxima semana, quinta-feira (22/02), vamos solicitar definições e prazos”, disse o vereador.
Caixa Interditada
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Itabira recomendou à agência local da Caixa Econômica Federal (CEF), a interrupção do atendimento ao público, pelo risco de deslizamento de talude e ruptura de estruturas acima de um lote desaterrado ao lado da avenida Daniel Jardim de Grisolia.
Além da agência Caixa Econômica, a Defesa Civil interditou também a agência do Banco do Brasil (BB), que fica na mesma área afetada. Para minimizar os transtornos aos usuários das duas agências, a Prefeitura de Itabira disponibilizou à agência do BB espaço da Casa da Cidadania Margarida Silva Costa, na praça Acrísio de Alvarenga.
Deve também disponibilizar espaço público à CEF para atender aos clientes, tendo sido oferecidas opções de imóveis, que estão sendo analisadas pela gerência do banco.