Indicação de Nikolas à Comissão de Educação e de Caroline de Toni para a CCJ trava instalação das comissões permanentes na Câmara dos Deputados.
O Partido Liberal (PL) decidiu indicar Nikolas Ferreira (PL-MG) para a presidência da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, que será instalada nesta quarta-feira (6/03), conforme determinação do presidente Arthur Lira (PP-AL). A indicação do parlamentar mineiro para a Comissão foi adiantada pelo Poder 360 e confirmada pela Itatiaia.
O partido de Jair Bolsonaro representa a maior bancada de parlamentares na Câmara e detém prioridade na indicação para a Educação. O nome de Nikolas Ferreira gerou indisposição entre líderes da base governista, que chegaram a retirar as indicações já feitas para as próprias comissões a fim de travar o processo de instalação. Entretanto, o presidente Arthur Lira interviu e ligou para os líderes pressionando para a instalação das comissões permanentes ocorrer ainda nesta quarta-feira.
Outro imbróglio é a indicação de Caroline de Toni (PL-SC) para a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o colegiado mais importante do Legislativo. Até segunda ordem, de Toni segue como a indicação do PL para o cargo. Mas, uma ala do PL trabalha com a hipótese de substituí-la por Luiz Carlos Motta (PL-SP), relator-geral do Orçamento no ano passado.
Até a última atualização, às 17h59, as comissões já definidas serão presididas pelos seguintes parlamentares:
- Comissão de Defesa do Consumidor: deputado federal Fabio Schiochet (União Brasil-SC);
- Comissão de Desenvolvimento Econômico: deputado federal Danilo Forte (União Brasil-CE);
- Comissão de Educação: deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG);
- Comissão de Fiscalização Financeira e Controle: deputado federal Zé Neto (PT-BA);
- Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional: deputado federal José Rocha (União Brasil-BA);
- Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família: deputado federal Pastor Eurico (PL-SP);
- Comissão de Saúde: deputado federal Dr. Francisco (PT-PI);
- Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado: deputado federal Alberto Fraga (PL-DF);
- Comissão do Esporte: deputado federal Antônio Carlos (PL-SP).