Em Mineirão lotado por cruzeirenses, time celeste jogará pelo empate, enquanto a equipe alvinegra precisa da vitória para levantar a taça.
Cruzeiro e Atlético decidem neste domingo (7/04), às 15h30 (Brasília), no Mineirão, o título do Campeonato Mineiro de 2024. Mandante na grande decisão, o time celeste terá o apoio maciço de sua torcida. Os cruzeirenses adquiriram mais de 60 mil ingressos de forma antecipada.
No jogo de ida, Atlético e Cruzeiro empataram por 2 a 2, na Arena MRV, em jogo que contou apenas com a torcida alvinegra. Como fez a melhor campanha da fase classificatória, o time celeste tem a vantagem de jogar pelo empate para levantar o troféu de campeão. Ao Alvinegro só a vitória interessa para comemorar o pentacampeonato.
Caso vença o Mineiro, o Cruzeiro encerrará um jejum de cinco anos sem títulos estaduais. A última vez que a equipe azul conquistou a taça foi em 2019. Além disso, a Raposa vai pôr fim à hegemonia do arquirrival.
O Atlético é o atual tetracampeão mineiro e chegará ao pentacampeonato caso vença o Cruzeiro. O Galo luta para tentar repetir o hexa estadual dos anos 80.
O clássico será o centésimo no século. Ao todo, foram 40 vitórias da Raposa contra 31 triunfos do Galo, além de 28 empates entre os rivais. Desde 2001, o Cruzeiro já marcou 144 gols em clássicos contra o Atlético. Já o Alvinegro balançou as redes 125 vezes.
Treinadores argentinos
A final do Campeonato Mineiro será entre dois treinadores argentinos. Nicolás Larcamón, que chegou ao Cruzeiro no início da temporada, enfrentará Gabriel Milito, substituto de Felipão que estará em sua terceira partida à frente do Atlético.
Larcamón pode fazer história e ser o segundo técnico estrangeiro a conquistar uma taça pelo Cruzeiro. Em 2022, o uruguaio Paulo Pezzolano levou o time celeste ao título da Série B do Campeonato Brasileiro.
Milito, por sua vez, pode levantar a taça em seu terceiro jogo no Atlético. Caso aconteça, ele será o quarto argentino campeão mineiro nos últimos cinco anos pelo Galo. Além dele, Jorge Sampaoli, Turco Mohamed e Eduardo Coudet levaram o título estadual.
Cruzeiro
O técnico Nicolás Larcamón poupou titulares na estreia da Copa Sul-Americana, no empate em 0 a 0 com a Universidad Católica, no estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, no Equador. Apesar de ter praticamente todo o elenco à disposição para a grande final, o treinador tem uma importante dúvida.
O departamento de saúde e performance do Cruzeiro faz todos os esforços para deixar o zagueiro Zé Ivaldo apto para o jogo. Apesar de ter participado do treino nesse sábado (6), na Toca da Raposa II, o defensor, segundo apuração da Itatiaia, reclamou de dores ao fim da atividade.
Por causa disso, Zé Ivaldo não tem escalação garantida contra o Atlético. Ele passou por novos testes com a fisioterapia do clube na noite de sábado, mas segue como dúvida para o clássico. Caso Zé Ivaldo não comece a partida, Larcamón pode optar por Neris ao lado de João Marcelo.
Poupados na partida contra o time equatoriano, os atacantes Arthur Gomes e Dinenno devem iniciar o clássico no Mineirão.
Como tempero da decisão, Larcamón fez mistério até na lista de relacionados para o confronto. O treinador argentino levará todos os jogadores do time principal do Cruzeiro para a final. Inclusive, os atletas que estão no departamento médico, como o volante Japa, e os atacantes Rafael Bilu e Gabriel Veron.
Atlético
O técnico Gabriel Milito conquistou a sua primeira vitória no comando do Atlético na última quinta-feira (4). O Galo goleou o Caracas, por 4 a 1, pela primeira rodada do Grupo G da Copa Libertadores.
Na partida, o treinador optou por poupar dois titulares da equipe. Mauricio Lemos e Matías Zaracho ficaram fora da partida pelo torneio continental.
A tendência é que Zaracho volte ao time no lugar do jovem Alisson. Já a grande dúvida fica entre o retorno de Mauricio Lemos ou a manutenção de Alan Franco. A decisão do treinador impactará no esquema tático escolhido para a partida.
O técnico Gabriel Milito ainda pode ganhar uma novidade para o clássico. O meia Rubens evoluiu em sua recuperação e pode ser relacionado para o duelo no Mineirão.
O Atlético, diferentemente do rival, não divulgou a lista de relacionados para o clássico decisivo do Campeonato Mineiro.
CRUZEIRO X ATLÉTICO
Cruzeiro
Rafael Cabral; William, Neris (Zé Ivaldo), João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva, Mateus Vital (Cifuentes) e Matheus Pereira; Arthur Gomes e Dinenno. Técnico: Nicolás Larcamón.
Atlético
Everson; Bruno Fuchs, Jemerson e Mauricio Lemos (Alan Franco); Saravia, Battaglia, Zaracho, Igor Gomes e Guilherme Arana; Paulinho e Hulk. Técnico: Gabriel Milito.
Motivo: jogo de volta da decisão do Campeonato Mineiro
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Data e horário: domingo, 7 de abril, às 15h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa e Nailton Junior de Sousa Oliveira
VAR: José Cláudio Rocha Filho