Evento contou com painéis de discussão, palestra e lançamento do Hub de Saúde e Bem-estar.
Com o objetivo de colocar a saúde como protagonista de projetos focados em inovação e desenvolvimento econômico, o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) realizou o Health Innovation Day 2024, na tarde desta quarta-feira (17/04). O evento, que contou ainda com a parceria da Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e do Sebrae, reuniu diferentes profissionais interessados na transformação do segmento da saúde na região.
Para Gina Carla Ambrósio, gestora do Sebrae em Itabira, essa foi uma oportunidade para abrir portas para uma mudança significativa dentro do município, entendendo a saúde como um pilar de diversificação econômica. “É muito importante que se busque outras alternativas para novos negócios, emprego e renda. O HNSD impulsiona esse desenvolvimento, com o apoio da Prefeitura. O Sebrae vem junto desenvolvendo consultorias, capacitações, reunindo atores e trabalhando em diferentes áreas para criar um ambiente propício, em Itabira, para a geração de startups e empresas inovadoras de base tecnológica”.
Ao longo de toda a tarde e começo da noite, o Health Innovation Day contou com três painéis temáticos em que foram discutidos os desafios enfrentados pelo setor; cases de sucessos no município; soluções inovadoras e reuniu profissionais da cadeia produtiva da saúde. Além disso, o evento também recebeu a mediação do empresário Fábio Veras, conhecido por seus investimentos em startups de saúde, em um dos painéis; e a palestra do educador físico Márcio Atalla, famoso por comandar programas televisivos voltados para práticas de bem-estar físico.
O diretor do HNSD, Alexandre Coelho, contou que esse é um evento para Itabira. “Temos uma alegria enorme de trazer um pouco dos conceitos e das discussões da inovação no contexto hospitalar e da saúde, tanto em Minas quanto no cenário brasileiro. Isso traz um enriquecimento para a região. Quando sonhamos com o conceito de inovação, há cerca de cinco anos, percebemos que era necessário sensibilizar as pessoas. Fomos plantando a sementinha nos colaboradores para que eles fossem agentes multiplicadores e, agora, estamos expandindo isso para outros públicos”, detalha.
Hub de Saúde e Bem-estar
Uma das temáticas mais comentadas durante o Health Innovation Day foi a saúde como um pilar da diversificação econômica local. Durante a abertura oficial do evento, o prefeito Marco Antônio Lage destacou a importância do setor para a transformação de Itabira, após o ciclo da exploração mineral. “Hoje, como microrregional em saúde, somos responsáveis por receber 400 mil pessoas. A intenção é que Itabira se torne uma macrorregião, referência em medicina de alta complexidade e saúde do SUS, chegando a atender 1 milhão de pessoas. Esse evento tem o olhar do desenvolvimento de ferramentas inovadoras que vêm atraindo investidores do mundo todo. Mesmo com investimentos públicos, já previstos, é importante contar com o interesse do setor privado para fazer essa composição. A lógica público-privada, para o atendimento em saúde, também faz parte das inovações que precisam ser implantadas em nosso município”, reforçou.
Pensando nisso, ainda durante o evento, o Hospital Nossa Senhora das Dores também lançou o Hub de Saúde a Bem-estar. André Carvalho, analista sênior de projetos e inovação do HNSD, explicou que é preciso desmistificar o conceito de inovação para o público geral, mostrando como práticas novas, além de tecnologia, podem ajudar para uma melhor qualidade de atendimento para o paciente, redução de custos, otimização de processos e gerar novas fontes de receitas.
“O lançamento do HUB regional de saúde e inovação vem potencializar essas ações para fazer reverberar em outros atores também. Ele vai ser um espaço colaborativo onde atores, ecossistemas de saúde e prestadores de serviços para essas instituições consigam se reunir para entender quais são as necessidades efetivas do setor e como a gente consegue conectar com as potencialidades deles”, frisou André.
O Hub vai ter cinco linhas de atuação:
- a geração de um calendário recorrente de eventos, para manter os temas de saúde e inovação sempre em pauta fazendo o assunto se tornar cada vez mais acessível
- uma incubadora de negócios de saúde para dar tração aos projetos que já estão sendo desenvolvidos em parceria com as instituições de ensino, como a UNA, a Unifei e a Unifuncesi
- um coworking para que essas empresas consigam trabalhar e se desenvolver projetos com suporte de maquinário e assessoria especializada para desenvolver negócios
- espaço de prototipação para a área da saúde para experimentar como são desenvolvidos os produtos e as novas técnicas como impressora 3D, cortadora a laser e outros dispositivos da área
- um observatório de dados para consolidar informações de maneira efetiva
André confirma, ainda, que o observatório de dados será trabalhado de maneira bastante intensa daqui para frente. “Ele vai nos guiar nas tomadas de decisão pois os dados poderão ser tratados para pensar em políticas públicas efetivas para trazer importantes soluções estratégicas em saúde, tanto na oferta de tratamentos e especialidades médicas, quanto para direcionar os possíveis empreendedores do segmento”.
O provedor do Hospital Nossa Senhora das Dores, Márcio Labruna, considera tanto o Health Innovation Day, quanto o Hub de Saúde e Bem-estar, dois grandes presentes para Itabira. “Desde que iniciamos nossa administração, sentimos que sem inovação nenhuma instituição vai conseguir perenizar, sobretudo na área da saúde onde os desenvolvimentos tecnológicos são acelerados. Eu me sinto orgulhoso em ser o provedor de uma entidade que é pioneira, mesmo aos 165 anos de idade”.
Durante seu discurso, no lançamento do Hub, Labruna ainda fez questão de ressaltar a relevância da Irmandade Nossa Senhora das Dores. “Nossa Irmandade está completando esse ano 170 anos e se sente orgulhosa em ser uma das protagonistas de um passo importante na mudança radical na maneira de ver a saúde. Incentivamos as pessoas a deixar de vê-la como uma obrigação do Estado, o hospital como uma casa de caridade.
É preciso enxergá-los como uma indústria capaz de desenvolver negócios e criar núcleos de desenvolvimento. Nos sentimos ainda jovens, com capacidade de enxergar o futuro. Esse evento não é para falar do que fizemos nesses 165 anos do hospital, é para dizer o que pretendemos fazer nos próximos anos. Em nossas mãos, está o futuro da saúde e da economia da nossa cidade”, finalizou.