Clientes de todas as classes podem enviar propostas que promovam melhorias em suas unidades consumidoras.
O edital da Cemig para Chamada Pública de Projetos (CPP) de Eficiência Energética de 2024 já está disponível no site da companhia. Neste ano, serão disponibilizados R$ 50 milhões para os projetos aprovados de acordo com critérios técnicos definidos pela empresa e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), autarquia responsável por regular o Programa de Eficiência Energética (PEE) da Cemig, da qual a CPP faz parte. Os projetos podem ser enviados entre 6 e 27 de maio.
De acordo com Aline Pimenta, engenheira de eficiência energética da Cemig e coordenadora da CPP, o objetivo do chamamento é democratizar o acesso dos clientes aos recursos do PEE, e permitir que mais ações que promovem a redução do desperdício de energia sejam colocadas em prática. Por isso, clientes cativos e livres e de todas as classes (comerciais, industriais, residenciais, rurais etc.), podem participar, desde que observadas as demais regras da Chamada.
Contudo, a companhia orienta que os clientes busquem o apoio das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ESCOs), especializadas na área e com expertise necessária para construir projetos que atendam aos critérios estabelecidos no edital. A aprovação do projeto é uma oportunidade para que o cliente torne sua unidade consumidora mais sustentável, com a garantia de importante redução do consumo de energia e, consequentemente, de custos.
Tipos de projetos
Em relação aos projetos que podem ser propostos, a coordenadora da CPP afirma que diversas são as possibilidades de melhorias das instalações. “Dentre as possibilidades, nós temos a substituição de equipamentos, como é o caso da iluminação, de aparelhos ar-condicionado, geladeiras, freezers e câmaras frigoríficas, motores e sistemas motrizes contemplando a máquina acionada e o sistema de acionamento, além de equipamentos hospitalares. Há também a implantação de sistemas de aquecimento solar para água, dentre outros equipamentos elétricos”, indica.
Especificamente sobre projetos de fontes incentivadas, Aline Pimenta lembra que apenas os clientes cativos têm a possibilidade de aderir a iniciativas desta natureza. Além disso, os clientes que apresentarem propostas de geração devem ter toda a unidade consumidora eficiente, ou seja, os demais equipamentos já devem estar nestas condições, ou serem eficientizados neste projeto, de acordo com as tecnologias mais econômicas e sustentáveis.
Para conhecer outros pontos importantes sobre o chamamento público, os clientes podem acessar o vídeo com o Workshop realizado em abril e que dispõe sobre as principais dúvidas relacionadas à CPP.
Programa de Eficiência Energética
O chamamento público de projetos faz parte do PEE da Cemig e é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Assim como no caso da chamada, o objetivo do Programa é promover o uso sustentável da energia elétrica e melhorias na qualidade de vida dos mineiros.
O PEE da companhia é regulado pela Aneel e tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância do uso seguro e eficiente da energia elétrica, principalmente nos tempos atuais, em que as mudanças climáticas trazem cada vez mais desafios à humanidade. Em mais de 25 anos de existência, o programa já investiu mais de R$ 1 bilhão em todos os 774 municípios da área de concessão da companhia.
Para se ter uma ideia da relevância do PEE, em todo esse tempo ele já foi responsável pela economia de 7.423 giga whats-hora (GWh), energia suficiente para abastecer, durante um ano, cerca de 3,5 milhões de clientes. Outro dado importante é que, nessas duas décadas e meia, a companhia contribuiu para que 520 mil toneladas de CO2 não fossem liberadas na atmosfera. Em uma leitura mais prática, o valor é equivalente ao carbono absorvido por 3,7 milhões de árvores da mata atlântica em 20 anos.