Localização estratégica e modernização dos serviços marcam novo centro integrado.
Itabira celebrou nesta quinta-feira (27/06) a inauguração da nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), localizada no bairro Amazonas. O espaço, que abriga o 4º Pelotão de Bombeiros Militar, é planejado também para ter, em breve, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), a fim de centralizar e otimizar os serviços de urgência e emergência.
A nova sede do Samu 192 representa um avanço significativo para Itabira, não apenas em termos de infraestrutura, mas também na capacidade de resposta a emergências em toda a região. “Este espaço é estratégico por estar localizado no coração geográfico de Itabira, facilitando o acesso rápido a qualquer ponto da cidade e permitindo uma melhor coordenação das operações de urgência e emergência”, destacou o prefeito Marco Antônio Lage durante a cerimônia de inauguração.
Uma das conquistas mais notáveis da nova sede é a Sala de Geoprocessamento e Regulação, considerada uma das mais modernas da região. Equipada com tecnologia avançada, a sala permite um gerenciamento mais eficiente das ambulâncias e recursos médicos disponíveis, garantindo um atendimento rápido e preciso às demandas de urgência.
Além da infraestrutura, a Prefeitura de Itabira investiu significativamente em melhorias para o Samu 192, incluindo a aquisição de duas novas ambulâncias, a instalação de novos computadores, a compra de uniformes, botas e equipamentos de proteção individual. Equipamentos médicos de última geração, como o acesso intraósseo, por exemplo, também foram adquiridos para melhorar ainda mais o atendimento de urgência à população.
“É uma felicidade muito grande, não só para a Secretaria de Saúde, mas para a Prefeitura de Itabira, que reconhece, sem dúvida nenhuma, que o Samu é um serviço de excelência. Entregar uma casa nova, completamente feita e estruturada para desenvolver esse serviço de salvar vidas, é uma alegria muito grande para a gente. É um trabalho que vem sendo feito a várias mãos”, declarou a secretária municipal de Saúde, Fabiana Machado Lima.
Samu 192 – Expansão regional e compromisso com a saúde pública
A nova sede do Samu 192 também abrigará, em breve a Central de Regulação do Samu Regional, que atenderá e coordenará 27 cidades, ampliando o raio de ação do serviço na região com mais ambulâncias e equipes. Presidente do Conselho Deliberativo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Samu Regional (CIS-URG), o prefeito Marco Antônio Lage explicou que a regionalização do Samu prevê alcançar até 460 mil habitantes.
“Itabira está prestes a se tornar sede do Samu Regional, que atenderá a 27 cidades vizinhas, ampliando significativamente nosso raio de ação e reforçando nosso compromisso com a regionalização dos serviços de urgência e emergência. A expansão regional não só fortalece a liderança de Itabira na área, mas também promove uma cooperação estratégica que beneficia toda a região”, afirmou Marco Lage.
O prefeito lembrou ainda que a partir de uma história marcada por avanços constantes e uma dedicação contínua ao bem-estar da comunidade, a regionalização do Samu 192 em Itabira é um testemunho vivo de como a visão estratégica e a colaboração podem transformar positivamente a prestação de serviços de saúde pública.
O médico coordenador geral do Samu 192 em Itabira, Lucas Vasconcelos Nascimento, ressaltou que o Samu 192 desempenha um papel crucial na estrutura de saúde pública do município, atuando não apenas como um serviço de atendimento pré-hospitalar móvel, mas também como uma Central de Regulação de Urgência e Emergência, composta por médicos reguladores que atendem toda a demanda do sistema telefônico 192. Com 82 colaboradores dedicados, o serviço tem sido um modelo de eficiência desde sua normalização no Brasil, em 2024.
“O Samu 192 em Itabira continua a escrever sua história de progresso, cuidado e eficiência, salvando vidas e respondendo com competência a cada emergência. A liderança de Itabira na expansão regional do Samu é um testemunho da experiência acumulada ao longo de 19 anos de prestação de serviço. A cidade está se equipando para atender não apenas a população local, mas também a de toda região, garantindo que o serviço de saúde pública de urgência e emergência seja acessível a todos”, declarou o médico.