Depois da seca na estreia, time de Dorival enfileira gols, faz 4 a 1, e vai disputar primeiro lugar do Grupo D contra a Colômbia, na próxima terça-feira (2/07).
Não faltam mais gols para a Seleção Brasileira na Copa América dos Estados Unidos. Se na estreia o time passou em branco contra a Costa Rica, nesta sexta-feira (28/06) o Brasil goleou o Paraguai por 4 a 1, no Allegiant Stadium, em Las Vegas, e encaminhou a vaga para as quartas de final.
E o resultado chegou com um show do craque do time, favorito a ser eleito o melhor do mundo em 2024, Vinícius Júnior. O atacante do Real Madrid-ESP tinha, antes desta sexta, apenas três gols em 31 jogos pela Seleção. Nesta noite foram dois, fora os dribles e jogadas perigosas, na sua melhor atuação com a amarelinha.
Savinho, cria do Atlético, também deixou o seu, o primeiro pela Seleção. Paquetá fez de pênalti, depois de perder um outro.
O Brasil tem a segunda colocação praticamente assegurada no Grupo D. Seria preciso perder da Colômbia na próxima terça-feira (2/07) e ver a Costa Rica golear o Paraguai, combinação improvável. Para fechar a fase de grupos como líder da chave, e fugir do Uruguai nas quartas de final, vai ser preciso vencer os colombianos. O Paraguai está eliminado e agora só cumpre tabela.
Pra cima, Brasil
O Brasil teve muito volume de jogo, como contra a Costa Rica na estreia. Mas diferente do 0 a 0 de segunda-feira (24), dessa vez os gols saíram, como Dorival Júnior previa. Só demorou um pouquinho, e teve drama. Paquetá perdeu um pênalti, com direito a paradinha, quando o jogo estava empatado. Ele chutou para fora.
Mas um pouco depois, com 34 minutos, Paquetá deu a assistência do gol de Vinícius Júnior. E foi um golaço, com uma troca de passes que envolveu Vini, Bruno Guimarães, Rodrygo e Paquetá. E depois disso foi um rolo compressor para cima dos paraguaios.
Savinho, jogador de 20 anos revelado pelo Atlético, que despontou no Girona-ESP e agora vai jogar no poderoso Manchester City-ING com Pep Guardiola, fez o segundo, aproveitando rebote de Morínigo em jogada de Rodrygo. E o terceiro saiu com a dupla do Real Madrid-ESP, Rodrygo e Vini, para o camisa 7 concluir, meio sem querer, meio dividindo, para fechar o primeiro tempo com 3 a 0.
Com dois minutos da etapa final, Alderete, zagueiro paraguaio do Getafe-ESP, fez um golaço, acertando um chutaço de fora da área, diminuindo o placar.
Os paraguaios ensaiaram um abafa, mas foi só um ensaio mesmo. O Brasil voltou a ter a bola, com velocidade, e na segunda tentativa de pênalti, Paquetá fez.
Alguns torcedores o vaiaram quando ele pegou a bola, companheiros criticaram os torcedores, e no fim ele acabou aplaudido.
Próximos jogos
O Grupo D da Copa América será definido na próxima terça-feira (2), com as duas partidas:
- Brasil x Colômbia – Levi’s Stadium, em Santa Clara, na região de San Francisco – 22h (de Brasília)
- Costa Rica x Paraguai – Q2 Stadium, em Austin – 22h (de Brasília)
Brasil 4 x 1 Paraguai
Brasil
Alisson; Danilo, Marquinhos, Éder Militão (Gabriel Magalhães) e Wendell; João Gomes, Bruno Guimarães (Douglas Luiz) e Lucas Paquetá (Andreas Pereira); Savinho (Raphinha), Rodrygo (Endrick) e Vini Jr. Técnico: Dorival Júnior.
Paraguai
Rodrigo Morínigo; Gustavo Velázquez, Fabián Balbuena, Omar Alderete e Matías Espinoza (Néstor Gimenez); Andrés Cubas, Mathias Villasanti e Damián Bodadilla (Caballero); Julio Enciso (Kaku Romero), Miguel Almirón (Ramón Sosa) e Alex Arce (Bareiro). Técnico: Daniel Garnero.
Gols
Vini jr. (34min1ºT) e (49min1ºT), Savinho (42min1ºT), Lucas Paquetá, de pênalti, (19min2ºT) para o Brasil
Alderete (2min2ºT) para o Paraguai
Cartões Amarelos
Wendell, Éder Militão, Lucas Paquetá, Vini Jr. (Brasil); Balbuena, Caballero (Paraguai)
Cartão Vermelho
Cubas (Paraguai)
Público presente: 46.939 espectadores
Motivo: 2ª rodada da fase de grupos da Copa América
Data e horário: 28 de junho de 2024 (sexta-feira), às 22h (de Brasília)
Local: Allegiant Stadium, em Las Vegas (Estados Unidos)
Árbitro: Piero Maza (Chile)
Auxiliares: Cláudio Urrutia e Miguel Rocha (ambos do Chile)
VAR: Juan Lara (Chile)