Estação ambiental volta a receber visitantes após investimentos da Prefeitura na reestruturação e execução de plano de preservação.
A preservação ambiental se faz urgente e deve ser considerada uma prioridade de uma gestão pública com responsabilidade pelo futuro. Portanto, a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo assumiu o desafio de mobilizar toda sua equipe na reabertura do Parque Natural Municipal de Peti, nome dado através da Lei 2.193, de 21 de outubro de 2021. O Parque será aberto à comunidade a partir de quarta-feira (03/07).
Após mais de uma década fechado, a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo assumiu a administração do local e abre a Estação ao público essa semana. O evento de abertura foi nesta segunda-feira, na área do restaurante, momento em que ocorreu a entrega do Plano de Manejo, estudo realizado pelo doutor Bráulio Magalhães do Instituto de Gestão Territorial e Geotecnologias (Igtech). O estudo se faz fundamental para a preservação da área de 513 hectares de fauna e flora.
O evento reuniu munícipes, diversas autoridades e representantes da Vale e Cemig. O prefeito, Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho), disse que o cuidado na abertura do Parque ao público, se dá pela necessidade de deixar um legado duradouro para as próximas gerações. Assim, o Parque cumprirá um papel crucial na educação ambiental, com atividades práticas e espaço enriquecedor para os estudantes e visitantes, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes. “O Parque Ambiental é um símbolo do compromisso na preservação ambiental e na esperança de um futuro mais consciente”, finalizou.
A princípio, o local estará aberto apenas aos moradores de São Gonçalo do Rio Abaixo. As visitas ao Parque de Peti podem ser agendadas pela Secretaria de Meio Ambiente através do telefone: 3820- 1911. As datas de visitação neste mês de julho são: 03/07, 13/07, 17/07 e 27/07.