O Banco Central informou que a funcionalidade estará disponível em junho do ano que vem. Estimativa inicial era de lançamento para outubro deste ano.
O Banco Central (BC) anunciou nesta segunda-feira (22/07) que adiou a data de lançamento do Pix Automático. Agora, a modalidade ficará disponível em 16 de junho de 2025. Inicialmente, a previsão do BC era de que a função teria lançamento em outubro deste ano.
A modalidade Pix Automático vai poder ser usada em: contas de água e luz, escolas e faculdades, academias, condomínios, parcelamento de empréstimos. O cliente vai poder agendar previamente pagamentos que ele já sabe que precisará fazer com as empresas.
Atualmente, isso pode ser feito no débito automático ou na cobrança recorrente ou parcelada do cartão de crédito. O Banco Central, por sua vez, avalia que o Pix Automático pode alcançar mais pessoas.
A oferta do Pix automático será obrigatória às instituições financeiras que já têm o Pix; a modalidade de pagamentos recorrentes a empresas promete reduzir custos e ajudar a combater a inadimplência.
Para os clientes pessoas físicas, a oferta será obrigatória. Para as empresas, caberá às instituições financeiras escolherem se querem ofertar o produto. Assim como no Pix tradicional, não haverá cobrança de tarifas a pessoas físicas e poderá haver cobrança para as pessoas jurídicas, com as tarifas negociadas livremente.