Seca impacta sistema de abastecimento de água em Itabira. A autarquia tem realizado manobras para atender a toda a população. Momento exige uso consciente da água.
Devido ao período de estiagem, as vazões de água bruta foram reduzidas a níveis que comprometem o abastecimento da população de Itabira. Para recuperar parte da vazão perdida, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) se prepara para realizar captação e bombeamento emergencial de água bruta no Córrego Rio de Peixe, com capacidade para suprir parcialmente a demanda. A água captada será enviada para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza. A previsão é que a nova captação inicie nos próximos dias e acrescente aproximadamente 50 litros por segundo (l/s) ao sistema de abastecimento da cidade.
Para realizar essa nova captação, a autarquia precisou solicitar outorga emergencial junto ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). Além disso, foi necessário realizar processos de aquisição de materiais e equipamentos, como por exemplo gerador, já que o local de captação emergencial não possui energia elétrica.
Desde março o Saae tem mantido diálogos com a Prefeitura Municipal de Itabira, Ministério Público, Aecom e Vale para discutir formas alternativas para enfrentar o período de seca. Desde meados de julho, a Vale passou a fornecer cerca de 30 l/s a mais, por dia, distribuídos nos sistemas Areão, Anel Hidráulico e ETA Rio de Peixe. No entanto, devido a severidade da seca, esse volume não tem sido suficiente para equilibrar o sistema de abastecimento da cidade, uma vez que o clima tem se mantido quente e seco.
O Saae orienta os moradores a utilizarem a água com racionalidade, evitando desperdícios. A recomendação é para que ações simples, como tomar banhos mais curtos, fechar a torneira enquanto escova os dentes, evitar lavar veículos e calçadas, e reutilizar a água da máquina de lavar, sejam adotadas por todos.
Orientações
De acordo com a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todo imóvel deve possuir cada imóvel deve ter caixa d’água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas.
Quanto às soluções alternativas de abastecimento, é importante ressaltar que a Resolução nº 132 da Arisb-MG estabelece que a autarquia deverá prover fornecimento de emergência às instituições que prestem serviços essenciais à população, mediante solicitação, quando a interrupção do serviço for superior a 24h.
Atendimento ao cliente
Comunicar os problemas no abastecimento de água e na rede de esgoto pelos canais oficiais do Saae é importante para que a autarquia saiba do problema e trabalhe para resolvê-lo o mais rápido possível.
O Serviço de Atendimento ao Cliente do Saae é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas e a ligação é gratuita. Ao ligar, o cliente deve ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. Outra opção é entrar em contato pelo WhatsApp, pelo número (31) 3839-1330.