Na primeira quinzena de agosto foram concluídas as convenções dos partidos políticos e definidos(as) os(as) candidatos(as) aos cargos de prefeito(a), vice-prefeito(a) e vereador(a) de todos os municípios do Brasil. Após providenciar suas documentações e o necessário registro na Justiça Eleitoral, no dia 16 de agosto os(as) candidatos(as) iniciaram “pra valer” suas campanhas e terão até o primeiro final de semana de outubro para apresentar suas propostas e argumentos para tentar conquistar os votos necessários para ocuparem os respectivos cargos pelos próximos 4 anos.
Aos(Às) eleitores(as) cabe buscar se informar da melhor forma possível sobre os(as) candidatos(as) e escolher com responsabilidade e seriedade as pessoas que irão “tomar conta” dos nossos recursos públicos por um quadriênio – é hora de refletir bastante, durante cerca de um mês e meio, para tomar a decisão mais adequada para que nossos municípios recebam as melhorias necessárias e os cidadãos tenham seus direitos respeitados e recebam serviços públicos adequados.
Existem várias fontes de informação sobre os(as) candidatos(as): materiais de campanha, meios de comunicação social, redes sociais de partidos e candidatos, órgãos de imprensa, debates e várias outras possibilidades. Para quem quiser ir “direto à fonte” a Justiça Eleitoral do Brasil criou um serviço com informações sobre as candidaturas e a movimentação das “contas eleitorais” – trata-se de um ambiente virtual chamado DivulgaCandContas e para acessar é só entrar no portal de internet do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), https://www.tse.jus.br, e seguir nos menus as opções “Eleições” / ”Contas Eleitorais” / ”Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais” ou ir direto à página https://divulgacandcontas.tse.jus.br .
Ao acessar a página “DivulgaCandContas” você pode conferir estatísitcas e informações variadas e detalhadas sobre partidos políticos, cargos eletivos e todos(as) os(as) candidatos(as) que pediram registro à Justiça Eleitoral e sobre as contas eleitoras dos(as) candidatos(as) e dos partidos políticos – de acordo com a descrição da página os dados referentes às candidaturas são atualizados a cada 60 minutos. É possível selecionar informações por regiões geográficas, estados, municípios, partidos, candidatos(as) e outras opções de ‘filtro’ e há dados/informações sobre: atas de convenções; doadores de campanhas; fornecedores de cada candidato(a); Limites de Gastos e de Contratação; Sobras de Campanhas; Dívidas de Campanhas; Financiamento Coletivo; Ranking de Doadores e Fornecedores; Comparativo entre candidatos(as) sobre o total de Recursos Arrecadados e Gastos; Estatíticas de Candidaturas; Repositório de Dados Abertos para geração de estatísticas; Prestações de Contas; Fotos e Dados que serão apresentados nas urnas; e Validação do Diploma.
Com certeza, vale a pena tirar um tempinho e conferir as principais informações… Não deixem de acessar!
DIA MUNICIPAL DO LÍDER COMUNITÁRIO DE ITABIRA
Este ano foi realizada a 29ª edição do Dia Municipal do Líder Comunitário de Itabira – a data (5 de agosto), escolhida em 1995 para homenagear todas as pessoas que se dedicam aos trabalhos voluntários em prol da melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos de Itabira e do desenvolvimento do município com equilíbrio social e ambiental nosso município, também marca o aniversário de fundação da Interassociação dos Amigos dos Bairros de Itabira – fundada em 05/08/1973, a entidade completou este ano 51 anos de atividade. Além do evento comemorativo, que foi realizado no primeiro domingo do mês, as lideranças comunitárias foram destacadas em outdoors patrocinados pelas empresas STARMAX e Gráfica Imagem, que ficaram expostos durante a segunda quinzena do mês de agosto. Parabéns a todos(as) os(as) envolvidos(as)!
ELEIÇÃO NA INTERASSOCIAÇÃO
Neste mês (agosto/2024) iniciou-se o processo eleitoral da Interassociação dos Amigos dos Bairros de Itabira – no dia 1º foi publicado/divulgado o edital e o prazo para inscrição de chapas foi do dia 5 até o dia 20. Concluída a etapa de inscrição de chapas, houve uma única chapa inscrita, formada por Gilmar Antônio Quintão (presidente); e Maria das Graças Felipe de Lélis – Dadá (vice-presidente). Agora, cada associação filiada à Interassociacao que atender aos critérios do estatuto e do edital pode indicar até 5 representantes para votar – essa indicações podem ser feitas de 20 de agosto até 3 de setembro e a eleição/votação será no dia 08/09/2024 de 9:00 às 12:00 horas. Em caso de dúvida, os diretores das associações podem conferir as informações no edital e/ou ligar para a Interassociacao, através do número (31) 3834-0874.
Além disso, está disponível na sala da Interassociacao no Mercado Municipal a relação das associações que podem cadastrar representantes para votar e também um modelo de ofício para fazer a inscrição/indicação dessas pessoas. Após a eleição, presidente e vice indicarão os demais integrantes da diretoria (Conselho de Administração) que nos próximos 3 (três) anos será responsável pela gestão da entidade, que congrega as associações de moradores dos bairros e comunidades rurais de Itabira – a posse da nova diretoria está marcada para 8 de outubro.
Esperamos que tudo corra bem e que os trabalhos da Interassociação e das associações de moradores de Itabira continuem evoluindo e que essas entidades possam conquistar cada dia mais melhorias para nossa população.