Brasileiro foi o principal destaque do Real Madrid na temporada, mas acabou superado pelo volante do Manchester City.
Apesar de toda expectativa criada, o atacante Vinícius Júnior não foi eleito o melhor jogador de futebol do mundo. A Bola de Ouro foi para o espanhol Rodri, volante do Manchester City.
Vini, do Real Madrid, ficou entre os quatro primeiros na premiação, ocorrida nesta segunda-feira (28/10), durante cerimônia da France Football, em Paris. Ele não foi ao evento, assim como os companheiros do time espanhol. O último brasileiro a ganhar o prêmio foi o meia Kaká, há 17 anos.
A temporada analisada para o prêmio foi a de 2023/24. No período, o “Malvadeza”, como é conhecido, anotou 24 gols e 9 assistências em 39 partidas, tendo quase uma contribuição de gol por jogo. Ele também foi o artilheiro geral do Real.
Na parte coletiva, o atleta também se destacou, ganhando todas as competições possíveis: Uefa Champions League, LALIGA e Supercopa da Espanha.
Rodri, de 28 anos, foi destaque na temporada do time inglês e da seleção. Pelo clube, foi campeão da Premier League. Pela Espanha, conquistou a Eurocopa, sendo um dos destaques. Em campo, fez nove gols e deu 13 assistências, em 50 jogos.
Jejum brasileiro
O último brasileiro eleito o melhor do mundo foi o meio-campista Kaká, em 2007. De lá para cá, o prêmio viveu uma polarização entre Messi, com oito títulos, e Cristiano Ronaldo, com cinco. Benzema e Luka Modric também ganharam uma cada.
O brasileiro que chegou mais perto da premiação nestes últimos anos foi Neymar. Em 2015 e 2017, quando ainda jogava pelo Barcelona, ficou em terceiro lugar.