Com o tema “Amor, Literatura e Ancestralidade”, festival recebe mais de 50 autores nacionais e internacionais para cinco dias de imersão literária.
A 4ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira, o Flitabira, começa no dia 30 de outubro, quarta-feira, e segue até o dia 3 de novembro, domingo, com debates e palestras no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, no centro do município mineiro, que fica a cerca de 100 KM de Belo Horizonte. Ao redor, será instalada uma grande livraria, com cerca de 30 mil títulos, além de espaço de gastronomia, coreto com música, oficinas, exposições, atividades para crianças e stands de economia criativa, com produtos feitos pelos artistas e empreendedores locais. A entrada é gratuita graças ao patrocínio master do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura e apoio da Prefeitura de Itabira. O apoio é da Prefeitura de Itabira.
Em torno do tema “Amor, Literatura e Ancestralidade”, o Festival tem como Patrono o poeta Carlos Drummond de Andrade e a Personalidade Homenageada, Dona Tita, a centenária matriarca do Quilombo Santo Antônio. Evento tem os escritores Miriam Leitão e Jeferson Tenório como Autores Homenageados.
O centro de conteúdo e forma do Flitabira está localizado na programação de encontros, que vai reunir os mais potentes cérebros da literatura brasileira da atualidade. De forma equilibrada em termos de diversidade de gênero e raça, vão debater, de 30 de outubro a 3 de novembro, de hora em hora, mais de 50 pessoas: Airton Souza, Alessandra Maestrini, Alessandra Roscoe, Calila das Mercês, Carlos Herculano Lopes, Carlos Starling, Conceição Evaristo, Débora Thomé, Denise Stoklos, Dona Tita, Eliana Alves Cruz, Érica Toledo, Estevão Ribeiro, Eugênio Bucci, Flávia Oliveira, Flávio Flu Santos, Geni Núñez, Gustavo Grandinetti, Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório, Leo Cunha, Lívia Sant’Anna Vaz, Madu Costa, Marcelo Fornasier, Marta Porto, Matheus Leitão, Miriam Leitão, Morgana Kretzmann, Natalia Timerman, Paloma Jorge Amado, Paulo Scott, Pedro Drummond, Pierre Ruprecht, Rafael Nolli, Raquel Cané, Renato Noguera, Ricardo Ramos Filho, Rodrigo Lacerda, Rogério Duarte, Rubem Filho, Silvana Gontijo, Simone Paulino, Socorro Acioli, Taiane Santi Martins, Tamara Klink, Teresa Cárdenas, Tino Freitas, Trudruá Dorrico, Valter Hugo Mãe, Xico Sá. Os curadores são Bianca Santana, Sérgio Abranches, Tom Farias, Leo Cunha e Afonso Borges, presidente do Flitabira.
Aniversário de Drummond
Em razão da celebração dos 122 anos de nascimento de Carlos Drummond de Andrade, Patrono do Flitabira, no dia 31 de outubro, cada convidado que integra a programação nacional/internacional realizará a leitura de um poema do escritor itabirano antes de dar início à sua palestra. A declamação dos textos será realizada exclusivamente no dia 31 de outubro, em virtude da data de aniversário de Drummond.
Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano
Assim como em sua edição anterior, o Flitabira será palco da entrega do prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano, promovido pela União Brasileira de Escritores (UBE). Conceição Evaristo, que foi a última pessoa homenageada com o prêmio, em 2023, será a responsável por entregar o troféu a Míriam Leitão, vencedora da premiação em 2024, coroando um dos momentos mais emocionantes do Festival. Ricardo Ramos Filho, presidente da UBE, estará presente à ocasião. Os oradores serão Flávia Oliveira, Eugênio Bucci e Cármen Lúcia.
Confira, a seguir, a programação Nacional/Internacional do 4.º Flitabira:
30 de outubro, quarta-feira
18: Cerimônia de abertura do 4.º Flitabira, com a presença dos curadores do Festival, Afonso Borges, Bianca Santana, Leo Cunha, Sérgio Abranches e Tom Farias.
19h: Tamara Klink, Tom Farias e Sérgio Abranches.
20h: Itamar Vieira Junior, Bianca Santana e Valter Hugo Mãe, com mediação de Tom Farias.
21h: Paulo Scott, Flávio Flu Santos e Marcelo Fornasier apresentam a Orquestra Literária
31 de outubro, quinta-feira – Aniversário de Carlos Drummond de Andrade
16h: Tino Freitas e Leo Cunha conversam com Tamara Klink.
17h: Gustavo Grandinetti, Pierre Ruprecht e Rogério Duarte.
18h: Pedro Drummond, Rodrigo Lacerda e Tom Farias.
19h: Bianca Santana, Paulo Scott e Paloma Jorge Amado.
20h: Morgana Kretzmann, Trudruá Dorrico e Sérgio Abranches
21h: Conceição Evaristo, Itamar Vieira Junior e Ricardo Ramos Filho.
1.º de novembro, quinta-feira
17h: Bianca Santana, Erica Toledo e Lívia Sant’Anna Vaz.
18h: Renato Noguera, Taiane Santi Martins e Matheus Leitão.
19h: Calila das Mercês, Natalia Timerman e Sérgio Abranches.
20h: Socorro Acioli, Xico Sá e Estevão Ribeiro.
21h: Alessandra Maestrini, Denise Stoklos e Jeferson Tenório.
21h30: Valter Hugo Mãe, Teresa Cárdenas e Eugênio Bucci
2 de novembro, sábado
10h: Entrega do Prêmio de Redação e Desenho do 4.º Flitabira, com falas de Simone Paulino e Aydano André Motta.
11h30: Leo Cunha, Tino Freitas, Madu Costa e Alessandra Roscoe.
14h: Aírton Souza, Carlos Starling e Marta Porto.
15h: Silvana Gontijo, Carlos Herculano Lopes e Paulo Scott.
16h: Miriam Leitão, Trudruá Dorrico e Flávia Oliveira.
17h: Débora Thomé, Bianca Santana e Sérgio Abranches.
18h: Paloma Jorge Amado, Renato Noguera e Eliane Alves Cruz.
19h: Natalia Timerman, Jeferson Tenório e Lívia Sant’Anna Vaz – saudação de Bianca Santana aos autores homenageados, Míriam Leitão e Jeferson Tenório.
20h: Geni Núñez, Tom Farias e Eugênio Bucci – com exibição de documentário e homenagem a Dona Tita.
21h: Conceição Evaristo, Míriam Leitão e Ricardo Ramos Filho, com os oradores Eugênio Bucci, Flávia Oliveira e Cármen Lúcia – Entrega do Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano, pela UBE (União Brasileira de Escritores).
3 de novembro, domingo
10h50: Pó de Nuvens: Revoada, espetáculo infantil de dança do grupo Primeiro Ato.
11h: Grande Sarau dos autores infantis, com Alessandra Roscoe, Leo Cunha, Rafael Nolli, Ricardo Ramos Filho, Silvana Gontijo e Tino Freitas (atividade voltada para crianças até 11 anos).
15h: Quebra cabeça, espetáculo infantil de dança do grupo Primeiro Ato.
Vale ressaltar que o 4.º Flitabira também conta com mais atividades nas programações infantojuvenil, local e musical, bem como oficinas artísticas, sessões de autógrafos e lançamento de livros. O Festival também apresenta duas exposições: “Portinari para Crianças”, com 42 reproduções de trabalhos de Portinari que trazem representações da infância; e a exposição “Humor para Leitura”, que traz trinta flâmulas com cartuns do desenhista e escritor Mario Vale. A primeira exposição está montada na Praça Dr. Acrísio Alvarenga e segue disponível para visitação até dia 30 de novembro. Já as peças de “Humor para Leitura” serão afixadas em postes na Avenida Carlos Drummond de Andrade durante a realização do 4.º Flitabira.
Todos esses detalhes estão disponíveis para consulta no site do Flitabira: flitabira.com.br.
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa. Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do País. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com programação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org!
Sobre o Flitabira
A 4.ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – acontece entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2024, de quarta-feira a domingo, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro), com entrada gratuita.
Com o tema “Literatura, Amor e Ancestralidade”, o 4.º Flitabira tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira.