Raposa volta a decidir uma competição continental após 15 anos.
LANÚS – O Cruzeiro está na final da Sul-Americana após vencer o Lanús, por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (30/10), na Argentina. O gol celeste foi marcado por Kaio Jorge, no último lance do primeiro tempo. A Raposa ainda contou com um milagre e boas defesas do gigante Cássio para chegar à decisão.
O adversário do Cruzeiro sairá do vencedor do duelo entre Corinthians e Racing. As equipes se enfrentarão nesta quinta (31/10), na Argentina. A briga pelo troféu será em jogo único, no dia 23 de novembro, um sábado, no estádio La Nueva Olla, em Assunção, no Paraguai.
Além de avançar, o triunfo marcou a primeira vitória de Diniz sob o comando do Cruzeiro. Ele leva a equipe cinco estrelas a uma decisão continental após 15 anos. A última aconteceu em 2009, pela Libertadores. Na ocasião, o Cruzeiro ficou com o vice-campeonato ao ser derrotado pelo Estudiantes-ARG.
O jogo
O Lanús entrou em campo disposto a liquidar a fatura no tempo regulamentar. Com isso partiu para cima do Cruzeiro. Os donos da casa chegaram a balançar as redes com Marcelino Moreno, aos quatro minutos, porém, o VAR confirmou posição irregular do jogador, para alívio celeste. Os argentinos seguiram pressionando e tiveram mais uma boa chance de abrir o placar com Cáceres arriscando de fora da área e a bola sair raspando a trave esquerda de Cássio.
E por falar em Cássio, o gigante operou um milagre no estádio. Aos 30, Boggio saiu cara a cara com ele e bateu em cima do arqueiro celeste. Mal em campo, o Cruzeiro seguia assistindo o adversário jogar. Aos 37, a casa celeste só não caiu graças ao travessão, em chute de fora da área de Marcelino Moreno.
Na reta final, o Cruzeiro enfim, resolveu jogar. Aos 37, Kaio Jorge invadiu a grande área e tocou para dentro da grande área em busca de um companheiro. Porém, a zaga argentina conseguiu afastar o perigo. Na sequência da jogada, Veron mandou a bola na trave direita de Losada.
O lance incendiou o time que seguiu atacando com confiança e qualidade. E no último lance do primeiro tempo, a rede balançou. Após falha na saída de bola da defesa do Lanús, a bola ficou com Kaio Jorge. Ele encontrou Veron que tentou por cobertura.O goleiro deu rebote e a bola sobrou para Kaio Jorge. O atacante teve que chutar duas vezes para fazer a festa da China Azul. Com o tento, Kaio Jorge assume a artilharia da Raposa na competição, com quatro gols.
Com a vantagem, o Cruzeiro voltou melhor em campo, deixando o duelo equilibrado. E foi da Raposa a primeira chance para ampliar. Aos 19, Matheus Pereira recebeu belo passe de Matheus Henrique e, na grande área, bateu rasteiro, colocado no canto esquerdo. O goleiro Losada teve que se esticar para impedir o segundo gol cruzeirense.
Após esse lance, o Lanús se lançou ao ataque e iniciou uma pressão sobre a Raposa. Mais uma vez o Cruzeiro contou com Cássio para fechar a meta azul. Para tentar impedir o ímpeto dos donos da casa, Diniz mandou a campo Zé Ivaldo, no lugar de Kaio Jorge. Em seguida entraram Lautaro Díaz, Lucas Silva e Romero, nas vagas de Gabriel Veron, Lucas Romero e Matheus Pereira.
As mudanças surtiram efeito e o time celeste ficou mais fechado em campo, dificultando qualquer ação do adversário até o apito final, que ainda mandou uma bola no travessão no último lance da partida. Agora, a Raposa aguardará o resultado do duelo entre Corinthians e Racing para saber quem enfrentará na finalíssima da competição.
Ficha Técnica
Lanús 0x1 Cruzeiro
Lanús
Losada; Cáceres, Muñoz, Izquierdoz, Gonzalo Pérez (Jonatán Torres) e Julio Soler; Peña, Boggio (Favio Álvarez) e Marcelino Moreno; Carrera (Aquino) e Walter Bou. Técnico: Ricardo Zielinski
Cruzeiro
Cássio; William, João Marcelo, Villalba e Marlon; Lucas Romero (Lucas Silva), Walace, Matheus Henrique e Matheus Pereira (Ramiro); Gabriel Veron (Lautaro Díaz) e Kaio Jorge (Zé Ivaldo). Técnico: Fernando Diniz
Motivo: Semifinal Copa Sul-Americana – volta
Data:30 de outubro de 2024 (quarta-feira)
Local: La Fortaleza – Lanús-ARG
Arbitragem: Juan Gabriel Benítez (Paraguai), auxiliado por Eduardo Cardozo (Paraguai) e Milciades Saldivar (Paraguai)
VAR: Derlis Lopez (Paraguai)
Cartões amarelos: Izquierdoz (Lanús); Cássio (Cruzeiro)
Gols: Kaio Jorge, aos 45’, 1º tempo (Cruzeiro)