Com vitória por 3 a 2 no Independência, Coelho segue em busca da elite do futebol brasileiro, mas precisa vencer e torcer por tropeços dos rivais.
O América venceu o Ituano de virada por 3 a 2 nesta terça-feira (12/11), no Independência, pela 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, e segue vivo na disputa por uma vaga na Série A de 2025. Nicolas, Lucão e Fabinho marcaram para o Coelho, enquanto Ricardo Silva (contra) e Bruno Xavier fizeram para o time paulista.
Com o triunfo, o América chega aos 55 pontos, mantendo-se na 9ª posição da tabela. Apesar da vitória, a equipe ainda precisa vencer os dois últimos jogos e contar com tropeços de Vila Nova, Operário, Goiás, Ceará e Sport para alcançar o acesso. Já o Ituano permanece na 18ª colocação, com 34 pontos, e precisa de uma combinação de resultados para escapar do rebaixamento.
O primeiro tempo foi marcado pelo domínio do Coelho, que controlou a posse de bola e criou mais oportunidades, mas quem saiu na frente foi o Ituano. Aos 14 minutos, Ricardo Silva, ao tentar cortar um cruzamento, marcou contra. A pressão americana aumentou, e aos 40, Nicolas empatou com um belo gol, refletindo a superioridade do América em campo.
No segundo tempo, o Ituano voltou melhor, pressionando a defesa americana. Mas, aos 15 minutos, Lucão colocou o América em vantagem, aproveitando rebote do goleiro Jefferson Paulino. A reação do time paulista foi rápida, e Bruno Xavier empatou quatro minutos depois, em jogada de velocidade.
A reta final da partida foi eletrizante, com ambos os times buscando o gol da vitória. Nos últimos minutos, Fabinho fez o terceiro gol do Coelho, garantindo a vitória e mantendo o sonho do acesso vivo.
O América agora precisa superar o Ceará fora de casa e vencer o Brusque na última rodada, além de contar com resultados favoráveis dos adversários, para chegar à Série A.
América 3×2 Ituano
América: Elias; Mateus Henrique, Ricardo Silva, Lucão e Nicolas; Alê (Wallisson), Juninho e Elizari (Moisés); Daniel Jr. (Fabinho), Rodriguinho (Vinicius) e Brenner (Matheus Davó). Técnico: Lisca.
Ituano: Jefferson Paulino; Marcinho, Luiz Gustavo, Guilherme Mariano e Guilherme Lazaroni; Rodrigo, José Aldo e Yann Rolim (Miquéias); Vinícius Paiva (Bruno Xavier), Thonny Anderson (Neto Berola) e Salatiel (Leozinho). Técnico: Chico Elias.
Gols: Ricardo Silva (contra) (14min 1T); Bruno Xavier (19min 2T) do Ituano
Nicolas (40min 1T); Lucão (15min 2T); Fabinho (42min 2T) do América
Cartão Amarelo: Rodrigo; Yann Rolim; Luiz Gustavo; Bruno Xavier (Ituano)
Motivo: 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro;
Data e horário: terça-feira, 12 de novembro de 2024, às 19h (de Brasília);
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte
Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS);
Assistentes: Tiago Augusto Kappes Diel (RS) e Luís Filipe Gonçalves Corrêa (PB);
Árbitro de vídeo – VAR: Wagner Reway (VAR-FIFA) (ES)