Em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado no último domingo (1º/12), a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Programa IST/HIV/Aids, sediado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Padre Hildebrando, da Vila Tanque, deu início à Campanha do Dezembro Vermelho na manhã do último sábado (30/11).
A primeira ação da campanha foi uma panfletagem realizada na Praça do Lindinho, em Carneirinhos, onde foram distribuídos materiais educativos e fornecidas orientações à população. Junto à Campanha do Dezembro Vermelho, em combate à AIDS, também foi realizada a Campanha do Laço Branco, de Luta Contra a Violência Doméstica. O trabalho foi realizado em parceria com a Polícia Militar, Associação Mulheres em Ação (AMA), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção João Monlevade e com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Monlevadense (Codemm).
De acordo com a enfermeira da Prefeitura de João Monlevade e Referência Técnica em DST/AIDS, Driele Pereira, a Campanha do Dezembro Vermelho é de extrema importância para orientar a população quanto à prevenção e combate à AIDS. “Temos percebido o aumento do número de casos em nossa região e como somos referência para seis municípios do nosso entorno, campanhas como essa são de extrema relevância. Salientando que nossa orientação é que todos façam pelo menos um teste ao ano, no mínimo, para HIV, sífilis e hepatites B e C. A testagem é muito importante”, salienta Driele.
Programação
A programação da Campanha do Dezembro Vermelho prossegue nesta segunda-feira (2), com o Minuto Informativo e testagem em todas as unidades básicas de saúde do município, das 13h às 16h.
Já na terça-feira (3/12), será realizada testagem na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Campus Baú, das 17h às 21h. Na quinta-feira (5/12), a testagem acontece em boate noturna da cidade das 13h30 às 16h. Já no dia 10 (terça-feira), a testagem acontece no Campus da UEMG no bairro Santa Bárbara, das 17h às 21h.
A Campanha se encerra no dia 12 de dezembro (quinta-feira), com testagem no Campus da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no bairro Vera Cruz, das 16h às 20h.