Júber Madeira Gomes, vereador suplente em sua sigla partidária (PRD), já tem data para assumir na Câmara de Itabira, mandato 2025-2028, na próxima terça-feira (7/01).
Vereador eleito na legislatura passada, somou nas eleições de outubro de 2024, 903 votos. Ele assume vaga do vereador reeleito Júlio César Araújo “Contador”, que declina do mandato diante do convite para ocupar a gestão da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), do governo Marco Lage. Júlio foi empossado no Poder Legislativo, em cerimônia dia 1º de janeiro, e participou do ato que anunciou o primeiro escalão da Prefeitura de Itabira, na mesma data, no Paço Municipal JK, mas sem assumir oficialmente o posto.
A alteração, segue tramitação prevista no Regimento Interno da Câmara Municipal de Itabira, antes de ser remetida a Justiça Eleitoral. Assim, reunião extraordinária será convocada para segunda-feira (6/01), pelo presidente Carlim Sacolão Filho, para a leitura do oficio de convocação/convite para secretário municipal, e em seguida, a norma estabelece que, haja a substituição da cadeira pelo suplente.
A posse será na data seguinte, às 14h em outra sessão extraordinária. A primeira reunião ordinária da nova composição do Poder Legislativo acontece na primeira terça-feira (04/02). “A justiça de Deus não falha. Ele moveu o céu para isso se consolidar”, disse Júber Madeira, em entrevista para a rádio Itabira.
Novos projetos
Júber projeta, com apoio de lideranças comunitárias do Gabiroba, uma cantina social para servir gratuitamente 150 refeições diárias (100 no almoço, e 50 no jantar) na área do ginásio poliesportivo do bairro. “Tudo praticamente adquirido para abrir essa cantina em Parceria Público Privada (PPP)”, disse sobre o projeto piloto, que pode ser implantado também no bairro Pedreira. Outro investimento é colaborar com a instalação em Itabira da Central Única das Favelas (CUFA). “Tudo praticamente definido com apoio da primeira dama Raquell Guimarães para implantar três projetos: ‘empreender e resinificar’, Expo Favela Innovation’ e ‘Taça das Favelas’. Iniciaremos tudo em breve”, finaliza. (Por Euclides Éder)