No calendário, além dos dias de trabalho escolar de alunos e professores, ainda constam os recessos e sábados letivos.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) informa à comunidade como será o Calendário Escolar no ano letivo de 2025. O planejamento anual segue a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e estabelece que as escolas devem cumprir pelo menos 200 dias letivos por ano, divididos em dois semestres. Os dias letivos não incluem os dias reservados a exames finais, planejamento, avaliação e desenvolvimento profissional dos professores. O retorno às aulas na Rede Municipal de Ensino está marcado para o dia 10 de fevereiro.
Pelo calendário o encerramento do ano letivo será em 16 de dezembro. De acordo com a SME, 2025 será um ano de muito trabalho, com várias oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento para professores e alunos. Vale lembrar que os alunos, pais ou responsáveis devem ficar atentos ao calendário para garantir um ano letivo produtivo e organizado.
Confira os principais pontos do calendário escolar:
Feriados e Recessos Escolares
Além dos feriados nacionais, estaduais e municipais, também estão previstos recessos escolares nos seguintes períodos:- Carnaval: 3 a 5 de março
– Recesso escolar no meio do ano: 21/07 a 1/08
– Recesso de outubro: 10 a 17/10
Sábados Letivos
Alguns sábados ao longo do ano serão destinados a atividades escolares. Essas datas são importantes para reforçar conteúdos, promover eventos culturais e esportivos, e garantir o cumprimento do calendário letivo. As famílias devem ficar atentas e participar ativamente.- 1° Sábado Letivo – 22/02
– 2° Sábado Letivo – 28/06
– 3° Sábado Letivo – 23/08
– 4° Sábado Letivo – 06/09
– 5° Sábado Letivo – 04/10
– 6° Sábado Letivo – 08/11
Orientações Gerais
A SME reforça que a frequência escolar é fundamental para o sucesso dos alunos e ainda pede a colaboração de todos para garantir que aos estudantes participem ativamente das aulas e demais atividades programadas para os sábados letivos e eventos especiais.
O calendário detalhado pode ser consultado no PDF abaixo e também estará disponível nos murais das escolas, nos canais oficiais da Prefeitura de Itabira e da Secretaria de Educação.