A cidade de Itabira inicia nesta semana uma flexibilização das regras de confinamento para evitar a expansão do novo coronavírus sob rígidas regras de segurança. Nas últimas 24 horas, o município registrou somente cinco casos suspeitos, uma queda no balanço de pessoas com síndrome gripe com relação as últimas cinco semanas.
Mais de 117 mil itabiranos seguem em isolamento pelo menos até amanhã, terça-feira (28), quando entra em vigor a primeira etapa de flexibilização, permitida para alguns segmentos da economia local. Mas ao mesmo tempo que o prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB), permite o Decreto, ele reitera a recomendação para que as pessoas respeitem as medidas de distanciamento social. “Estamos vencendo. Precisamos que cada cidadão continue consciente e tome as precauções necessárias. Essa luta é de todos nós”.
Depois de uma paralisação horizontal de 40 dias, as atividades em setores considerados não essenciais, como comércio lojista, serão retomadas.
Entre as regras para a reabertura das lojas estão o controle e a organização de filas, inclusive externas, com distância mínima entre as pessoas, limitação de público interno, proibição de promoções e liquidações, além do uso de máscaras.
Para chegar na flexibilização a cidade adotou esforços e medidas emergenciais como a garantia de 127 leitos nos dois hospitais da cidade e inicia a implantação de um hospital de campanha na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Mata do Intelecto), pensando na logística hospitalar, que está ao lado do Hospital Municipal Carlos Chagas.
Com a estrutura, Itabira chegará a 200 leitos exclusivos para atender Covid-19. “Com embasamento técnico e responsabilidade, vamos flexibilizar o funcionamento do comércio, com o objetivo também de salvar empregos de itabiranos e itabiranas”, ressaltou o prefeito.
Outra norma referente ao decreto de flexibilização, exige o uso de máscaras para todas as pessoas que saírem nas ruas. A regra está no Decreto 3.248, publicado no sábado (25/04) no Diário Oficial.
Na nova norma, os espaços de lazer, igrejas e escolas permanecerão fechadas. O Governo Municipal não estabeleceu uma previsão para reabertura desses segmentos.
No mais recente boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura de Itabira, somente cinco novos casos suspeitos da doença se juntaram aos 76 do sábado (25), chegando a 81 no domingo (26).
Os números de casos confirmados seguem os mesmos dos últimos cinco dias (08), além de 47 descartados. Uma pessoa morreu com a doença, três óbitos suspeitos foram descartados e um paciente foi recuperado.
Veja o que poderá reabrir e o que não poderá:
Comércio
As lojas poderão abrir das 10 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, e das 9 às 13 horas aos sábados.
Os estabelecimentos devem:
• Ter controle do público, organizando filas que se formarem, sobretudo na parte externa, com distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas, com marcação na calçada;
• Garantir ambientes ventilados e a limpeza contínua dos espaços;
• Higienizar os equipamentos utilizados, antes e após cada utilização;
• Disponibilizar álcool 70% em diferentes áreas da loja e recomendar o seu uso;
• Todos os funcionários, clientes e usuários deverão utilizar máscaras;
• Instalar proteção em caixas e guichês para separar funcionários de clientes ou determinar que funcionários usem protetor facial.
O Decreto proíbe a realização de promoções ou liquidações. Quem descumprir as exigências poderá ter seu alvará de funcionamento suspenso ou cassado e ser multado.
Lanchonetes e galerias
• Manter distância mínima de dois metros entre as mesas dos restaurantes, com a diminuição do número de cadeiras (proporção de 50%) disponibilizadas aos clientes;
• Os funcionários devem utilizar luvas;
• Está proibido o consumo de alimentos no balcão e na calçada no perímetro do estabelecimento;
• Proibidos também os rodízios e o self-service (o local deve priorizar o fornecimento de prato feito);
• A distância entre os clientes e organização de filas segue a mesma regra geral dos comércios.
Salões e clínicas de saúde
Clínicas de saúde, salões de beleza, barbearias e escritórios de prestação de serviços podem funcionar desde que o atendimento se faça por agendamento prévio e não haja espera simultânea de clientes, no estabelecimento ou fora dele.
Continuam suspensos
Devem permanecer fechados ou suspensos os bares, boates, casas de shows, salões de festas, shows, eventos, feiras, exposições, cinema, teatro, clubes de serviço e de lazer, piscinas, campos de futebol, quadras poliesportivas, academias e outros estabelecimentos de condicionamento físico, templos religiosos e demais atividades com potencial de aglomeração.
Transporte
A regulamentação também cita regras para o transporte coletivo de passageiros:
• Os ônibus só podem circular respeitando a capacidade máxima de passageiros sentados;
• Os veículos devem ser limpos de forma minuciosa a cada turno;
• As janelas devem permanecer abertas;
• Ter álcool disponível tanto na entrada quanto na saída dos veículos.