Com a flexibilização do isolamento social e a reabertura de parte do comércio, a partir de amanhã (28/04), a concessionária responsável pelo transporte público em Itabira, anunciou nesta segunda-feira (27), mudanças na tabela de horários dos ônibus.
Esses horários, segundo a empresa, poderão sofrer ajustes de acordo com a demanda de passageiros.
Depois de uma paralisação horizontal de 40 dias, as atividades em setores considerados não essenciais, como comércio lojista, serão retomadas.
Entre as regras para a reabertura das lojas estão o controle e a organização de filas, inclusive externas, com distância mínima entre as pessoas, limitação de público interno, proibição de promoções e liquidações, além do uso de máscaras.
Para chegar na flexibilização a cidade adotou esforços e medidas emergenciais como a garantia de 127 leitos nos dois hospitais da cidade e inicia a implantação de um hospital de campanha na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Mata do Intelecto), pensando na logística hospitalar, que está ao lado do Hospital Municipal Carlos Chagas.
Com a estrutura, Itabira chegará a 200 leitos exclusivos para atender Covid-19.
A empresa ressalta ainda que segue restrita a viagem de idosos nos ônibus, dentro dos horários de pico; entre 5h da manhã às 8h59, e ainda das 16h às 19h50. A suspensão da gratuidade completa quatro dias amanhã.
A regulamentação também cita regras para o transporte coletivo de passageiros:
• Os ônibus só podem circular respeitando a capacidade máxima de passageiros sentados;
• Os veículos devem ser limpos de forma minuciosa a cada turno;
• As janelas devem permanecer abertas;
• Ter álcool disponível tanto na entrada quanto na saída dos veículos.