Desde que o Brasil confirmou o primeiro caso de infecção por Sars-CoV-2, causador da pandemia de covid-19, a Prefeitura de Itabira se preparou para conter a velocidade do contágio. Ações imediatas foram tomadas para evitar aglomerações e a rápida propagação do vírus, abrindo caminho para que a cidade evitasse um colapso no sistema de saúde, que também recebe pacientes de vários municípios da região.
Primeiros passos
No início do mês de março, profissionais da saúde receberam treinamento e a rede foi reorganizada para atender às síndromes gripais: as unidades adotaram um método de triagem mais rápido (fast track, no termo em inglês), no qual o paciente com sintomas é levado para um local específico, mantendo distanciamento adequado. Além disso, os postos tiveram suspensas as consultas eletivas, reuniões e encontros em grupo.
Em 16 de março, o prefeito Ronaldo Magalhães decretou situação de emergência em saúde pública (Decreto 3.164/20), criou o Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) – incluindo a Comissão Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus -, suspendeu eventos públicos e privados e enviou para casa os servidores que fazem parte dos grupos de risco.
Também em consonância com o Decreto 3.164, as aulas nas escolas, creches, cursos e universidades foram interrompidas a partir de 18 de março. Já no dia 21 daquele mês, o Governo Municipal suspendeu os alvarás de bares, casas de shows, feiras, exposições, comércio não essencial e outros estabelecimentos com potencial de aglomeração de pessoas (Decreto 3.178/20).
Estrutura hospitalar
A Prefeitura ampliou a assistência hospitalar no enfrentamento ao novo coronavírus com a instalação de novos leitos nos hospitais Carlos Chagas e Nossa Senhora das Dores. Atualmente, há 127 leitos disponíveis na rede pública de Itabira, incluindo enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Para reforçar o atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) provisionou uma nova ambulância para atender possíveis casos da doença no Pronto-Socorro Municipal de Itabira (PSMI). Inclusive, a área externa da unidade recebeu um contêiner para triagem de pacientes com sintomas gripais, antes que sigam para as dependências do PSMI. A estrutura será utilizada caso haja aumento da demanda de pacientes com suspeita de covid-19.
O Município implantou também o “Alô, doutor!”, um canal de telemedicina por meio do telefone local 3839-2133. A ferramenta opera todos os dias, das 7 às 19 horas, com um médico à disposição do usuário, para que esse só vá a uma unidade de saúde se houver necessidade.
Diante da dificuldade enfrentada por centenas de municípios para a testagem dos casos suspeitos em Minas Gerais, a Prefeitura adquiriu 10 mil testes rápidos para verificar infecção por covid-19 e outros 10 mil para diagnosticar o vírus da influenza.
Transporte exclusivo
Com a suspensão das aulas na rede municipal, os motoristas do transporte escolar foram remanejados para atender às demandas da Saúde. Assim, há transporte exclusivo para enfermeiros e outros profissionais da rede, evitando o contato com usuários do transporte coletivo.
Hospital de campanha
A implantação de um hospital de campanha já está projetada, com 60 leitos iniciais podendo chegar a 100 leitos de internação. Caso ocorra um aumento do número de casos e uma elevada demanda por leitos, o hospital será montado no prédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na Mata do Intelecto (as seções da secretaria foram transferidas, temporariamente, para a Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira – Funcesi).
O local foi definido em função da estrutura existente e da logística hospitalar, haja vista estar ao lado do Hospital Municipal Carlos Chagas, próximo do PSMI e do Hospital Nossa Senhora das Dores. A instalação é, portanto, avaliada de acordo com a curva da pandemia no município e a ocupação dos leitos existentes.
Assistência Social
O Governo Municipal investiu também em políticas de assistência social, com a criação do cartão Itabira Voucher, no valor de R$ 200, destinado às famílias em situação de vulnerabilidade para compra de alimentos, produtos de limpeza, higiene pessoal e gás de cozinha. O Executivo viabilizou, para mais, atendimento integral à população em situação de rua com hospedagem, alimentação, vestuário e material de higiene.
Educação
A Secretaria Municipal de Educação formata o projeto “Merenda em casa”, que fornecerá alimentação para os alunos da rede municipal de ensino. Para essa iniciativa serão destinados recursos da merenda escolar, sendo que as instituições permanecem com as aulas suspensas.
Controle sanitário e combate às aglomerações
Após as medidas citadas no segmento de saúde e passados cerca de 40 dias de restrição, o funcionamento das lojas do comércio local foi flexibilizado em 28 de abril, com adoção de medidas sanitárias e de controle do público. Durante todo o período, a Fiscalização de Posturas da Prefeitura manteve atuação contínua, junto da Polícia Militar, verificando in loco o cumprimento das regras estabelecidas pelos decretos publicados. Outros estabelecimentos com potencial de aglomeração permaneceram sob suspensão.
Durante a pandemia, pontos de ônibus, rodoviária e ambientes públicos passam por desinfecção: funcionários fazem a limpeza com cloro e sabão, auxiliados por um caminhão-pipa abastecido com água.
Outro ponto é a barreira sanitária executada nos distritos em 1º de maio e dias subsequentes. Foi realizada a termometria dos cidadãos abordados, com orientações e distribuição de material educativo sobre covid-19.
Finalmente, diante do auxílio emergencial de R$ 600 anunciado pelo Governo Federal e das aglomerações provocadas no entorno da agência da Caixa Econômica Federal, a Prefeitura disponibilizou ao banco o Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino, para suporte aos atendimentos. Além de infraestrutura, o Município cedeu servidores para apoio aos trabalhos de orientação, controle do público e preenchimento de documentos.