Além da preocupação das autoridades de saúde com o novo Coronavírus (COVID-19), Itabira tenta conter também a Dengue, que de acordo com Thereza Cristina Oliveira Andrade Horta, Superintendente de Vigilância em Saúde, está em alerta para evitar uma epidemia da doença na cidade.
De janeiro a abril deste ano, segundo a Superintendente, o município registrou 689 notificações e 314 casos positivos de Dengue, além de um caso de Chikungunya. “Hoje a nossa situação atual representa um aumento de 460% dos casos de Dengue com relação ao mesmo período do ano passado, por isso precisamos reforçar os cuidados no combate ao mosquito (Aedes aegypti), causador também da Chikungunya e Zika”, alertou Thereza Horta.
Em meio a pandemia do novo Coronavírus, as duas enfermidades fazem concorrência em leitos e recursos de atendimento à saúde no município. A Superintendente enfatiza à população a necessidade de manter um efetivo combate à dengue, mesmo neste período de enfrentamento da Covid-19. “A prefeitura por meio das secretárias de saúde, desenvolvimento Urbano, Itaurb, tem feito a sua parte , porém as principais medidas de prevenção precisam acontecer dentro das nossas casas”, ponderou.
COVID-19
De ontem para hoje (05), Itabira tem menos um caso suspeito do novo Coronavírus (Covid-19). Com isso, segundo dados da Vigilância Municipal de Saúde (VMS), divulgados pela Prefeitura, os casos de pessoas com síndromes gripais monitorados agora são 86, um a menos que ontem (04).
Uma morte dada como suspeita também foi descartada nas últimas 24horas, no total de quatro óbitos suspeitos descartados.
Seis pessoas ainda estão em isolamento domiciliar depois de contrairem o vírus. Três pessoas com a doença se recuperaram e uma veio a óbito.
O número de casos descartados também subiu, agora são 72.