O informe epidemiológico divulgado ontem, quarta-feira(13), pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que de Janeiro até a última terça-feira (12/05), foram notificados 759 casos suspeitos de Dengue, com 364 confirmados.
No mesmo período surgiu um caso confirmado de Chikungunya. Os números segundo a SMS representa um aumento de 340% em comparação aos casos de Dengue no mesmo período do ano passado.
Os dados epidemiológicos alertam para a necessidade de intensificação das ações de eliminação dos focos do Aedes aegypti em todas as regiões.
Thereza Cristina Oliveira Andrade Horta, Superintendente de Vigilância em Saúde do município faz novo alerta para que a população se envolva no combate ao avanço dos focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. “É essencial fazer do combate ao mosquito uma rotina de toda a sociedade em qualquer época do ano, embora, o verão seja a estação mais propícia para a proliferação do vetor. São medidas simples a serem adotadas, porém, eficientes, como manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água; trocar água dos vasos de planta uma vez por semana; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; e acondicionar pneus em locais cobertos”, ponderou Thereza.