Os números de casos positivos do novo Coronavírus (Covid-19), dispararam em Itabira, conforme dados dos boletins epidemiológicos dos últimos cinco dias. Apenas nos índices da Vigilância Municipal de Saúde (VMS), divulgados às 19hs desta quarta-feira (20), foram registrados 27 novos casos positivos, totalizando 44 casos da Covid-19.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Rosana Linhares Assis Figueiredo, secretária de Saúde da cidade, falou sobre o maior número de casos registrados nos boletins epidemiológicos. “Este era um fato esperado, pois o número de testagem foi ampliado em nosso município devido os testes adquiridos pela iniciativa privada e a prefeitura”, explicou.
Rosana ressaltou que o número de casos recuperados ou descartados no município ultrapassa o de infectados: no total são 97.”Não há, até o momento, paciente internado em decorrência do novo coronavírus. Ou seja, todos os novos casos confirmados estão em isolamento domiciliar”, ponderou.
Dos 44 casos confirmados, dez já se recuperaram, 33 estão em isolamento domiciliar, e uma pessoa veio a óbito em abril.
A Secretaria de Saúde ressaltou em nota que o vírus está circulando no município e que todas as medidas de segurança devem ser tomadas. “O cidadão que puder, deve ficar em casa. Aqueles que necessitam sair, devem usar máscara, manter-se afastado a pelo menos dois metros de distância das outras pessoas e cuidar da higiene pessoal, como lavar as mãos várias vezes ao dia e utilizar o álcool em gel”, orientou.
Em tempo
Para ampliar a detecção do novo coronavírus em Itabira, a Prefeitura adquiriu, em abril, 10 mil kits diagnóstico de Covid-19. Os testes são importados e foram fornecidos pela Medlevensohn, empresa brasileira de distribuição de produtos e equipamentos médico-hospitalares.
A testagem da empresa para o novo coronavírus foi validada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O exame rápido utiliza uma pequena amostra de sangue, e apresenta resultado em cerca de quinze minutos. A empresa garante que o teste possui confiabilidade de 99,3%, ou seja, de cada 100 casos testados, 99,3 terão um resultado correto.
A SMS destaca que, desde a chegada da doença no município, realiza os testes de RT-PCR (considerado padrão ouro para detecção do novo coronavírus), com encaminhamento para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), e por meio de contrato com laboratórios locais, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde.