OTEMPO
Com 100% dos leitos de UTI ocupados, Ipatinga, no Vale do Aço, decide desacelerar os planos de reabertura total do comércio. A cidade vai implantar um sistema alternado, abrindo três vezes por semana. “Vamos autorizar o funcionamento das lojas da 8h às 18h, às segundas, quartas e sextas-feiras”, anuncia o prefeito da cidade, Nardyello Rocha (Cidadania).
Segundo o prefeito, infelizmente não será possível fazer a abertura definitiva, como os comerciantes esperavam. “As decisões do comitê são baseadas em discussões técnicas. Na última semana, houve uma queda no índice de transmissão, que pode ser atribuído ao aumento da testagem. Mas nosso calcanhar de aquiles é a saturação dos leitos”, destaca Rocha.
A secretária municipal de saúde Érica Dias, explica que, se por acaso algum paciente com coronavírus estiver internado na enfermaria e precisar de um leito da UTI, a equipe vai recorrer ao SUS Fácil. “Até o momento, não houve em Ipatinga nem óbito ou outra intercorrência por falta de assistência. Se o quadro de um paciente evoluir e ele precisar da UTI, nós entubamos e buscamos a transferência na central de regulação de leitos. Mas se ele não tiver condições de ser transportado, ele fica internado com a gente na enfermaria até que esteja estabilizado para a transferência”, destaca Érica.
A secretária lembra que, hoje, 32% das vagas de leitos da UTI estão ocupadas por pacientes que não moram em Ipatinga, uma vez que a cidade é uma referência de complexidade da saúde para outros 13 municípios.
Nesta quarta-feira (17/06), a prefeitura vai fazer uma licitação para compra de respiradores. “Nós esperávamos, para o começo desta semana, a chegada dos equipamentos prometidos pelo governo do Estado, mas infelizmente eles ainda não chegaram”, lamenta Rocha.