Nesta terça-feira (23), às 10 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Mata do Intelecto – o prefeito Ronaldo Magalhães assinará as ordens de serviço para as obras de construção dos prédios 4, 5 e 6 da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), campus Itabira.
Em outubro do ano passado (2019), a mineradora Vale confirmou o repasse de R$ 100 milhões para mais uma fase de ampliação do campus. O protocolo de intenção foi assinado entre a mineradora, a prefeitura e a instituição de ensino durante o primeiro dia do Fórum Itabira Sustentável – Educação e Inovação como caminho para a diversificação econômica.
Os recursos garantirão a construção de três novos prédios da universidade, o que vai permitir ampliar a ofertas de cursos e, consequentemente, o número de alunos, induzindo o desenvolvimento tecnológico da região. A expectativa é de que o projeto seja concluído em quatro anos.
Projeto – De acordo com estudos da própria Unifei, a ampliação da universidade, com a construção de três novos prédios, aumentaria a oferta de cursos duplicaria as vagas na graduação. O número de alunos saltaria de 2.250 para mais de 4 mil.
A expectativa é que em 2028 a universidade tenha 10 mil alunos, o que representaria um acréscimo de R$ 260 milhões anuais à economia da cidade. Atualmente, a Unifei possui 145 professores e 84 servidores técnico-administrativos distribuídos em nove cursos de graduação e cinco programas de pós-graduação.