O recolhimento de carteiras de motorista teve um aumento nos seis primeiros meses desse ano em Minas Gerais.
Segundo a Policia Militar Rodoviária, até o dia de 30 de junho do ano passado foram recolhidos 5.575 documentos, no mesmo período desse ano foram 9.289, um crescimento de 66,62%.
Esta semana, o jogador do Atlético, o meia Cazares, teve a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida em uma blitz por excesso de pontos na carteira.
De acordo com o delegado, responsável pela coordenação das infrações de controle do condutor do Detran em Minas Gerais, Ednelton Carraci, o motivo são as evoluções tecnológicas para administração e fiscalização.
“O que nós tivemos foi um incremento na fiscalização. Hoje, o estado de Minas Gerais tem condições de processar muito mais condutores”.
O Código Brasileiro de Trânsito tem pelo menos dez artigos que autorizam e justificam o recolhimento da CNH e, dentre eles, está dirigir com o documento vencido. Mas durante a pandemia da Covid-19 foi aberta uma exceção.
“Durante o período de pandemia, desde o dia 19 de fevereiro, todas as CNHs que estão vencidas continuam válidas. O prazo para renovação foi prorrogado por tempo indeterminado”, explica o delegado.