A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) retoma nesta segunda-feira (3) as aulas dos cursos de graduação por meio do ensino remoto emergencial (ERE), ou seja, aulas virtuais.
A volta às aulas será marcada por um evento on-line às 9h com o mote “Acolhimento e escuta para os tempos atuais”. Nesse evento, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida e o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira darão boas-vindas aos estudantes.
A programação inclui ainda palestras, sendo uma delas com o psicanalista e professor do Instituto de Psicologia da USP Christian Dunker, com o tema “Da crise da escuta à escuta na crise: reflexões e desafios no campo da educação”.
Na sequência, a professora Teresa Kurimoto, da Escola de Enfermagem e da Comissão Permanente de Saúde Mental da UFMG, abordará “O novo sempre vem: reflexões para os tempos atuais”.
O evento terá transmissão pelo YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), com tradução para Libras.
Acesso e calendário
Em março, a UFMG optou por não adotar o ensino à distância enquanto às medidas de proteção contra o coronavírus estivessem vigentes. A justificativa da universidade é de que não seria possível “garantir que todos terão acesso frequente e estável aos recursos computacionais necessários para acompanhamento das atividades”. Para o retorno das atividade por meio remoto, a universidade criou programas para possibilitar que estudantes carentes acompanhem as aulas.
Porém, em julho, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou resolução regulamentando o ensino remoto emergencial para os cursos durante o período de pandemia.
Também foi definido que o primeiro período letivo vai até 7 de novembro. A instituição estabeleceu um recesso de três semanas para o início do segundo período letivo, no dia 30 de novembro, que se encerra em 31 de março de 2021. O calendário prevê, ainda, recesso de Natal e Ano Novo entre os dias 20 de dezembro a 3 de janeiro.
Para assegurar que os estudantes tenham condições de acompanhar as atividades remotas, a UFMG lançou uma política de inclusão digital com chamadas para auxiliar o acesso à internet, compra e empréstimo de computadores para estudantes com dificuldades socioeconômicas e aquisição de equipamentos para estudantes com deficiência. Uma campanha de apadrinhamento digital também está em andamento para fornecer auxílio (em dinheiro ou em forma de equipamentos) para estudantes assistidos pela universidade.