Minas registra, pelo terceiro dia consecutivo, número de mortes pela COVID-19 acima de 100, em 24 horas. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saude, divulgado nesta quinta (6), foram confirmados 109 mortes, totalizando 3.304 em todo o Estado.
O número de casos teve um acréscimo de 3.167. Até o momento são 142.828 casos confirmados. Belo Horizonte tem 22.055 casos confirmados e 621 mortes. Na terça (4), foram confirmadas 149 mortes em 24 horas e na quarta, 152.
Apesar de serem os números mais altos registrados em um dia em Minas, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, pontua que as mortes não representam o pico da curva da doença no Estado. De acordo com ele, as estatísticas indicam que o Estado está em um platô, quando há a elevação no número de casos e mortes, mas com a estabilidade em um patamar por alguns dias.
O secretário alega também que o acréscimo no número de mortes se deve a diferença entre o dia de ocorrência da morte e o registro oficial pela SES. Nesta semana, a secretaria anunciou alteração na metodologia de notificação para que reduza o prazo de dez para três dias para que as prefeituras façam a comunicação. Os óbitos passaram a ser registrados no Sistema de Informação de Vigilância da Gripe (Sivep Gripe), plataforma do Sistema Único de Saúde (SUS).