Mais de 10 foguetes atingiram Cabul, capital do Afeganistão, nesta terça-feira (18), ferindo pelo menos dez pessoas, incluindo crianças. O ataque ocorreu em uma área diplomática, o que fez com que algumas embaixadas estrangeiras fossem fechadas, disseram autoridades e fontes afegãs. O ataque acontece na semana em que o Afeganistão celebra 101 anos de independência.
Segundo a Reuters, testemunhas disseram que alarmes soaram pouco antes de fumaças subirem e estilhaços voarem. “O alarme de advertência soou dois a três segundos antes do impacto e então houve o som do primeiro foguete. Logo depois, houve outro muito mais alto com uma grande explosão, e estilhaços e pedaços de concreto caíram”, disse uma testemunha.
Pelo menos quatro foguetes atingiram a área da Zona Verde, local de muitas embaixadas e sede da Otan. A identidade dos responsáveis ainda é desconhecida, mas um porta-voz do Ministério do Interior do Afeganistão afirmou que dois suspeitos foram presos. “Vários artefatos foram disparados de dois veículos”, disse Tariq Arian, porta-voz do Ministério.
Segundo um oficial de segurança, a área diplomática foi rapidamente fechada após as explosões, enquanto trabalhadores em embaixadas se protegiam em locais seguros. “Todos os funcionários diplomáticos em embaixadas na Zona Verde foram transferidos para quartos seguros no distrito até as ordens de liberação”, acrescentou.
O ataque ocorre em um momento em que os Estados Unidos encorajam as negociações de paz entre o governo e o Talibã, e o país se prepara para retirar as últimas tropas americanas para encerrar quase 19 anos de guerra.