Secretário avalia que escolas não estão prontas para retorno
O Governo do Estado anunciou ontem que as cidades que estão na onda verde do plano Minas Consciente – que é o caso de Itabira – estão autorizadas a reabrirem as escolas, a partir de 5 de outubro. A flexibilização, assim como em outros setores, seguirá uma série de recomendações para evitar a contaminação pelo coronavírus. Entretanto, ainda não foram anunciados os protocolos pelo Governo do Estado.
Considerando os protocolos traçados pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), o secretário municipal de Educação, José Gonçalves Moreira, disse que as escolas de Itabira não estão prontas para retornar.
“A questão é: Será que de fato vamos seguir à risca tudo que foi levado para o conselho estadual, porque a lista é imensa, inclusive, pede que os objetos dos alunos não sejam levados para casa, que fiquem na escola. Agora, eu pergunto: as escolas têm armário para guardar todo o material dos alunos? Nossas escolas não estão preparadas para guardar todo material de todos alunos não”, admitiu José Gonçalves.
A maior parte da lista de protocolos, que fala da higiene das escolas, medição da temperatura dos alunos, distanciamento com revezamento de estudantes em salas de aula, José Gonçalves disse que grande parte das escolas vai conseguir cumprir. Mas tem outras, que precisarão de mais tempo e recursos financeiros para adequação.
O retorno também vai exigir um novo formato de funcionamento das escolas. O secretário explica que não tem como todo mundo voltar de uma única vez. Em uma sala de aula, não poderá mais ser mantida a quantidade de alunos de antes da pandemia. Para segurança dos estudantes, o distanciamento precisará ser respeitado, com isso, abre-se a necessidade de revezamento de alunos nas escolas.