Os vencedores da grande festa da gastronomia itabirana, o Circuito do Sabor, serão conhecidos do público na segunda-feira, 9 de novembro. Este ano, em decorrência da pandemia imposta pela Covid 19, não será possível realizar a tradicional Paiada, festa de encerramento do festival gastronômico. A cerimônia de certificação dos participantes, será realizada no auditório da Acita – Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira para poucos convidados.
A certificação vai seguir todos os padrões de higiene e segurança para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, respeitando também o número de participantes.
O Circuito do Sabor movimentou o setor de bares, restaurantes e lanchonetes de Itabira no período de 25 de agosto a 25 de setembro, contou com oito participantes, que criaram pratos criativos, tendo a linguiça como ingrediente obrigatório. O sistema delivery foi uma inovação para atender as medidas de prevenção à Covid 19. O sistema foi muito bem aceito e os participantes ainda puderam servir o prato in loco para quem preferiu ir ao estabelecimento.
Em 2020 o Circuito do Sabor contou com o patrocínio do Sicoob Credimepi, o apoio da Funcesi, MMGB Engenharia e Arquitetura, do Jornal Diário de Itabira e CPA Propaganda.
O sistema de votação aconteceu por meio eletrônico, no site www.circuitodosabor.com.br, desenvolvido em parceria com a Funcesi. Os participantes também foram avaliados por um Chef de Cozinha, que analisou itens essenciais como: sabor do prato, harmonização com o ingrediente obrigatório, atendimento, higiene, condição da embalagem ou apresentação do prato e temperatura do alimento.
Confira os concorrentes ao festival gastronômico na 15ª edição:
– Ipê Rosa
Nome do Prato: Mantinha Mineira
– La-Binho Pizzaria e Restaurante
Nome do prato: Risoto de alho poró com linguiça
– Meet Restaurant & Lounge
Nome do prato: Risoto de linguicinha e limão siciliano
– Pinguim Sorveteria e Lanchonete
Nome do prato: Linguiça no pote
– Restaurante Dona Geralda
Nome do prato: Baião de dois mineiro
– Restaurante Dona Tereza
Nome do prato: Linguiça à moda carreteiro
– Trattoria Di Prima Restaurante
Nome do prato: Nhoque de batata com ragu de linguiça
– Valentim Empório Cervejeiro
Nome do prato: Porco Loko