O serviço de coleta seletiva em 45 bairros de Belo Horizonte será retomado nesta segunda-feira (9). Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o recolhimento será nos mesmos horários praticados antes da interrupção por conta da pandemia do novo coronavírus.
Paralisado desde março devido à Covid-19, o retorno do serviço foi liberado em 26 de outubro pela administração municipal. No entanto, só voltará a funcionar nesta semana porque os galpões de associações e cooperativas de catadores que recebem o material precisaram se adequar às medidas de segurança exigidas pela PBH.
Além disso, todos os trabalhadores passaram por uma capacitação e precisarão usar roupas apropriadas, além de luvas e máscaras.
Medidas de segurança
Segundo a prefeitura, o cidadão tem papel fundamental no processo de coleta segura contra a Covid-19. Entre as medidas sugeridas pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), estão higienizar os resíduos em casa antes de descartá-los e, se possível, deixá-los guardados por uma semana em local seguro.
Além disso, as máscaras de proteção à doença devem ser descartadas exclusivamente na coleta domiciliar convencional. Para tanto, é necessário acondicioná-las em sacos duplos para não contaminar os garis e demais pessoas.
A prefeitura ainda pediu aos cidadãos que obedeçam aos dias e horários de disposição dos recicláveis nas calçadas dos bairros atendidos pela coleta seletiva. A PBH ainda relembrou a existência dos Pontos Verdes espalhados pela cidade, locais em que o cidadão pode entregar voluntariamente os recicláveis.