Servidor público estadual aposentado, mestre em Administração e professor universitário, novo secretário tem passagens pelas prefeituras de Belo Horizonte e Contagem e Governo de Minas.
O prefeito Marco Antônio Lage (PSB) nomeou nesta terça-feira (12/01) o professor universitário Gilberto Silva Ramos como secretário municipal de Fazenda. Mestre em administração, especialista em controladoria e servidor aposentado do Estado, o novo secretário tem 64 anos, grande experiência na área fiscal, e formação também em engenharia civil e ciências contábeis. Ele substitui Elidiane Silva Coelho Maia, que estava no cargo interinamente.
Gilberto Ramos foi secretário municipal de Fazenda em Contagem; secretário-adjunto de Arrecadações, em Belo Horizonte; subsecretário da Receita Estadual; superintendente de Fiscalização de Minas Gerais; diretor de Planejamento e Avaliação Fiscal da Superintendência de Fiscalização de Minas Gerais e auditor-fiscal.
Também foi professor de contabilidade fiscal e tributária, planejamento fiscal e tributário, contabilidade geral e contabilidade de custos, além de professor de cursos de pós-graduação na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC). Na Faculdade Pitágoras exerceu o cargo de professor de pós-graduação.
“Depois te 35 anos no serviço público, aceitar este convite se deve aos desafios propostos pelo prefeito, principalmente no que se refere aos cenários prospectivos para Itabira a partir da exaustão mineral. Minha contribuição mais importante a esta administração que se inicia será a experiência adquirida no trato com a coisa pública ao longo de minha carreira”, avaliou Gilberto Ramos.
Marco Antônio Lage afirmou que a nomeação obedeceu a critérios técnicos, como os outro secretários. “A escolha por Gilberto Ramos aconteceu por capacidade técnica. É um profundo conhecedor das áreas fiscal e contábil e da gestão pública como o todo. O trabalho desenvolvido por ele em outras cidades mostra isso e só temos a ganhar com este profissional, claro alinhado a toda Secretaria da Fazenda”, disse o prefeito.