A polícia russa deteve Yulia Navalnaya, esposa de Alexei Navalny, opositor de Vladimir Putin. Ela e outras centenas de pessoas foram presas em um protesto na cidade de Moscou neste sábado (23). A informação foi divulgada pela própria Yulia em seu perfil do Instagram, conforme ela digitava de dentro de uma van da polícia.
Segundo a CNN americana, 369 pessoas foram detidas no início da tarde deste sábado. Segundo a agência Reuters, pelo menos 10 mil pessoas participaram da manifestação em Moscou.
Navalny pediu a seus partidários que protestassem depois de ter sido preso no último fim de semana, quando voltou a Moscou pela primeira vez desde que foi envenenado em agosto do ano passado por um agente nervoso de nível militar.
Navalny foi tratado na Alemanha.
As manifestações deste sábado começaram na cidade de Vladivostok, no extremo leste da Rússia, e se espalharam para o oeste à medida que o dia avançava.
Os apoiadores de Navalny disseram na sexta-feira (22) através de publicações nas redes sociais que esperavam que os protestos se espalhassem por pelo menos 90 cidades na Rússia.
Aliada também foi detido
Segundo uma testemunha informou à agência Reuters, a polícia russa também deteve Lyubov Sobol, uma aliada próxima de Alexei Navalny, no centro de Moscou.