O Hyundai Tiger X-1 tem quatro rodas, cada uma movida por um motor elétrico e na extremidade de uma perna longa e flexível. O veículo autônomo se moverá o mais longe que puder sobre as rodas, mas, ao encontrar obstáculos pelos quais não pode passar, ele se erguerá para passar por cima deles. As pernas também podem dobrar conforme as rodas passam sobre terrenos irregulares, mantendo o nível da área de carga. O veículo também pode dirigir em qualquer direção (para frente, para trás ou para os lados) usando as rodas ou as pernas.
A Hyundai prevê que ele será usado para operações de resgate difíceis após desastres naturais, como terremotos. Espécie de cargueiro ambulante autônomo, o modelo não é projetado para transportar pessoas, apenas suprimentos.
O Tiger X-1 (Tiger significa Transforming Intelligent Ground Excursion Robot e X-1 indica sua natureza experimental) também poderá se conectar a um drone aéreo não tripulado que pode transportá-lo de e para locais remotos, segundo a Hyundai. O Tiger e o drone também serão habilitados para carregar as baterias um do outro, conforme necessário.
O conceito é semelhante ao Hyundai Elevate, outro veículo-conceito ambulante que foi apresentado como uma animação no Consumer Electronics Show de 2019. No entanto, no caso do Elevate, a arte mostrava um veículo maior projetado para transportar pessoas.
Apenas para carga, o Tiger exigirá pelo menos mais cinco anos de desenvolvimento e testes antes de estar pronto para uso no mundo real, de acordo com a Hyundai. Um veículo como o Elevate, que pode transportar pessoas com segurança, levará mais tempo.
O Tiger está sendo desenvolvido pelo New Horizons Studio da Hyundai, uma divisão do Hyundai Motor Group na Califórnia que projeta veículos que podem ir a lugares que carros comuns e caminhões não podem.
Veículos como este podem ser usados para explorar a superfície da lua ou outros planetas, disse John Suh, diretor do New Horizons Studio. Outro uso, ainda segundo Suh, é usá-los como táxis com as pernas levantando e abaixando o veículo para torná-lo mais acessível para pessoas em cadeiras de rodas.
A Hyundai está em negociações para assumir o controle da empresa de robótica Boston Dynamics, mas os executivos da Hyundai disseram que ela não participou do projeto. Neste projeto, a montadora trabalhou com a Autodesk, empresa de software de design, e a Sundberg-Ferar, uma empresa de conceito de veículos.