Chegou ao fim a trajetória do argentino Jorge Sampaoli no Atlético. Na noite desta quinta-feira, no Mineirão, o treinador assistiu das arquibancadas do estádio a vitória alvinegra sobre o Palmeiras, por 2 a 0, em duelo válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados na etapa final, por Jair e Eduardo Sasha, ambos após assistências de Keno. Agora, o treinador vai se desligar do Galo e assinar com o Olympique de Marseille, da França.
Já classificado à fase de grupos da Copa Libertadores, o Atlético garantiu o terceiro lugar com o triunfo. O alvinegro, que somou 68 pontos na competição, receberá R$ 29,7 milhões em premiação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Agora, o foco do Atlético será no Campeonato Mineiro. Enquanto os principais jogadores do elenco ganharão alguns dia de folga, os atletas menos aproveitados na temporada 2020 estarão à disposição para a estreia no Estadual, domingo, às 18h15, contra a URT, no Mineirão.
O jogo
O técnico Jorge Sampaoli, que não ficou no banco de reservas, fez mudanças profundas na equipe atleticana. Igor Rabello, Matías Zaracho, Marrony e Diego Tardelli ganharam as vagas de Réver, Calebe, Keno e Eduardo Sasha.
O jogo foi o primeiro de Diego Tardelli como titular desde o retorno ao clube. A oportunidade foi dada pelo técnico Jorge Sampaoli na reta final do contrato do atacante alvinegro, que se encerra no domingo.
Em campo, o Galo jogou de forma diferente de partidas anteriores. O Palmeiras teve mais a bola nos primeiros minutos e tentava infiltrações pelo meio da defesa alvinegra. Na primeira que passou, Everson saiu da área e fez falta dura em Lucas Lima. Amarelado, o goleiro foi bem e salvou na cobrança de Gustavo Scarpa.
O jogo foi muito truncado, com muita disputa entre as equipes e poucas chances de perigo. O Galo não conseguiu se impor no Mineirão e viu o adversário criar as melhores chances. Na reta final, Wesley recebeu linda bola nas costas da defesa atleticana e finalizou para defesa espetacular de Everson. A bola ainda explodiu na trave.
No lance seguinte, o Galo, que já havia tentado algumas finalizações sem sucesso, teve sua melhor oportunidade. Marrony fez belo lançamento para Tardelli, que invadiu a área, chutou e parou em boa defesa de Vinicius.
Para o segundo tempo, duas mudanças do auxiliar Jorge Desio: saíram Zaracho e Tardelli para as entradas de Hyoran e Keno. Já no Palmeiras, Danilo entrou na vaga de Zé Rafael.
As mudanças surtiram efeito para o Galo. Nos primeiros oito minutos, a equipe criou três chances, com Marrony, Hyoran e Arana, mas não conseguiu balançar as redes.
O Atlético baixou o ritmo por alguns minutos, mas voltou a envolver o Palmeiras a partir da segunda metade da etapa final. Igor Rabello parou em grande defesa de Vinicius – e no rebote Hyoran chutou com perigo. Mas, numa das jogadas mais características da equipe na competição, o gol saiu no Mineirão.
Keno levou pela esquerda e tentou o cruzamento, que bateu no adversário. A bola sobrou para o camisa 11, que cruzou de novo, na cabeça de Jair. O volante tocou sem chances para Vinicius e abriu o placar: 1 a 0.
No fim, ainda deu tempo de Keno dar mais uma assistência. Pela esquerda, o camisa 11 cruzou rasteiro para Eduardo Sasha finalizar e fechar o placar da última partida do Atlético na temporada 2020: 2 a 0.
ATLÉTICO 2 X 0 PALMEIRAS
Atlético
Everson; Guga, Igor Rabello, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan (Alan Franco, 46/2°T), Jair e Matías Zaracho (Hyoran, no intervalo); Savarino (Eduardo Vargas, 11/2°T), Marrony (Eduardo Sasha, 31/1°T) e Tardelli (Keno, no intervalo)
Técnico: Jorge Desio
Palmeiras
Vinicius; Kuscevic, Renan, Vanderlan e Lucas Esteves; Zé Rafael (Danilo, no intervalo), Lucas Lima e Gustavo Scarpa; Breno Lopes, Wesley (Gabriel Veron, 14/2°T) e Gabriel Silva (Marcelinho, 24/2°T)
Técnico: Abel Ferreira
Gols: Jair (33/2°T); Eduardo Sasha (42/2°T)
Cartões amarelos: Everson (4/1°T); Zaracho (32/1°T); Guga (37/2°T)
Motivo: 38ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2020
Data e horário: quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021, às 21h30 (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Bráulio da Silva Machado (FIFA-SC)
Fonte: Estados De Minas