A pandemia passa por um momento de significativo aumento no número de casos, internações e mortes. De acordo com boletim epidemiológico do município, divulgado na noite de quarta-feira (23/03), a situação é grave. A taxa de ocupação dos leitos UTI e da enfermaria Covid-19 permanece em 100%. Até essa quinta-feira (25/03), mais de 12 mil itabiranos já foram contaminados pelo coronavírus; 155 não resistiram e acabaram falecendo.
A Câmara de Itabira está atenta e a pauta de enfretamento da pandemia mobiliza todos os vereadores. Carlos Henrique Silva “Carlinhos Sacolão” (PSDB) é autor do projeto de lei que obriga o município de Itabira a tornar públicas as informações dos moradores vacinados contra a Covid-19. A proposta foi analisada nesta quinta-feira (25/03) pelas comissões permanentes da Câmara e será votada na próxima semana.
O mesmo pedido também foi endossado pelo presidente do Legislativo, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB). Em ofício encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde, o vereador questiona ainda o recebimento e a aplicação de recursos oriundos das três esferas de governo – municipal, estadual e federal – e os gastos a partir dessas verbas públicas desde o início da pandemia na cidade.
Reconhecimento
O vereador Reinaldo Lacerda de Soares (PSDB) solicita abono salarial para profissionais de saúde do município, que atuam na linha de frente do combate à pandemia. Ele fez uso da tribuna na reunião ordinária realizada terça-feira (22/03) e defendeu a proposta. Trata-se de um reconhecimento aos profissionais que estão se arriscando para proteger a vida dos cidadãos itabirano”, ponderou.
Tratamento precoce
Já a vereadora Rosilene Félix Guimarães (MDB) solicitou um estudo e discussão para verificar a viabilidade de “tratamento precoce” na rede pública. Além disso, solicitou saber qual a contribuição da Vale no enfrentamento da pandemia em Itabira. “A empresa está em pleno funcionamento e trás trabalhadores de fora para atuar em Itabira. O que torna-se uma porta aberta para a contaminação”, frisou.
Hospital de campanha
Sebastião Ferreira Leite “Tãozinho” (Patriota) reivindicou a implantação de um hospital de campanha, sugerindo a instalação da estrutura no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino, no Centro. O governo municipal, no entanto, já estuda montar um hospital de retaguarda em parceria com São Gonçalo do Rio Abaixo.