A falta de medicamentos para intubação nas UTIs em hospitais espalhados por Minas Gerais é um problema grave. O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, informou que os medicamentos do Governo Federal que chegariam na última sexta-feira (26/03) estão atrasados. Com a demora na entrega, o executivo estadual afirma que há estoque apenas para mais três dias.
A declaração foi feita durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (31/03) para tratar sobre a situação da Onda Roxa no Estado. “Esse é o ponto mais crítico que o governo vem enfrentando. Na verdade, não só o Governo de Minas, mas sim todos os governos estaduais. O que mais nos preocupa é a lentidão na distribuição destes medicamentos pelo Governo Federal”.
Ele completa: “Existe uma organização muito consistente da Secretaria Estadual de Saúde. Ela tem uma rede solidária que é pactuada junto com o Ministério Público. A gente consegue observar o estoque de todos os hospitais que fazem parte da rede que atende a rede SUS no Estado de Minas Gerais. Neste momento, a gente vem distribuindo a conta gotas porque não temos estoque grande. A gente consegue distribuir três dias de medicamentos”.
O secretário se mostra esperançoso com a chegada de novos insumos para o kit intubação. “A gente deve receber nos próximos dias o restante do estoque, que havia sido prometido pelo Ministério da Saúde, que chegaria até sexta-feira passada, mas ainda não chegou”.