Durante a reunião desta terça-feira (7), o vereador Solimar José da Silva (SD) pediu vista ao projeto de lei que tramita na Câmara Municipal que define o Plano Plurianual (PPA) 2018-2021, sob a argumentação de que a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) campus Itabira precisa ser contemplada com mais verbas. Segundo o projeto, a intenção do governo é investir cerca de R$ 35 milhões nos próximos quatro anos.
A quantia, afirmou o vereador, pode não ser suficiente para concluir a construção do terceiro prédio, o que é uma prioridade para a instalação definitiva de todo o projeto da universidade no município.
Sem mencionar qual o novo valor, que deverá ser apresentado através de uma emenda ao projeto, Solimar disse apenas que pretende conversar com representantes do Governo Municipal para ver a viabilidade de sua emenda.
“Como todos sabem a Unifei está ligada diretamente a nossa diversificação econômica, além disso, uma ótima notícia é que 39% dos alunos que entraram por último são itabiranos, ou seja, de 400 e poucos, 137 alunos são de Itabira. São duas coisas importantes: a diversificação econômica e a possibilidade do ingresso dos itabiranos na universidade e, por isso temos a preocupação de dar continuidade à construção do terceiro prédio e entramos com essa emenda para sugerir que realmente essa quantia seja reajustada”, disse o vereador, reconhecendo que o valor estipulado no PPA pode não ser suficiente.
O PPA é um instrumento de planejamento governamental que define diretrizes, objetivos e metas para os próximos quatro anos. O projeto tramita no Legislativo desde o início do mês passado e deve retornar à pauta de votação na próxima semana.