O técnico mineiro Enderson Moreira, ex-Cruzeiro e América, passou por um procedimento na manhã deste domingo (9), no Hospital Mater Dei, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, para a colocação de stents, pequenos dispositivos inseridos em artérias para prevenir obstruções nesses vasos sanguíneos. O treinador, de 49 anos, sofreu um infarto nesse sábado (8).
Em entrevista à Itatiaia, o cardiologista Augusto Vilela, do Hospital Mater Dei, atualizou o estado de saúde do técnico. “Ele passou por um procedimento cirúrgico chamado cateterismo cardíaco, em que foram constatadas duas lesões graves na artéria do coração e implantado dois stends. O paciente está bem, estável e seguirá em observação no CTI”, disse.
Ao sofrer o infarto, Enderson foi levado para um hospital de Sete Lagoas, na região Central de Minas, e depois transferido para BH.
O treinador trabalhou recentemente na capital mineira, quando comandou o Cruzeiro na temporada 2020. Ele foi anunciado no dia 18 de março e, após uma sequência de seis partidas sem vencer na Série B do Campeonato Brasileiro, foi demitido no dia 8 de setembro.
Ainda em BH, Enderson treinou o América em 2016. Chegou em julho para tentar salvar o Coelho do rebaixamento na Série A do Brasileirão, mas não conseguiu e terminou na lanterna. O trabalho seguiu em 2017 e o treinador levou o time alviverde ao título da Série B. Deixou a equipe em junho de 2018 ao aceitar uma proposta do Bahia.
O último clube de Enderson foi o Fortaleza. Em janeiro deste ano, o comandante assinou contrato para dirigir a equipe até dezembro. Mas, apesar do aproveitamento de quase 80% (nove vitórias, três empates e apenas uma derrota), ele foi demitido no dia 24 de abril, após a eliminação para o Bahia nas semifinais da Copa do Nordeste.
Como treinador, Enderson tem passagens por outras equipes do Brasil, como Ipatinga, Goiás, Grêmio, Fluminense, Santos, Athletico-PR e Ceará. Nas categorias de base, ele passou por Internacional, América, Cruzeiro e Atlético.
Fonte: Itatiaia