A busca pela inovação como garantia de mais competitividade, produtividade e qualidade tem sido marca cada vez mais forte da indústria mineira, que comemora nesta terça feira (25) o seu dia.
Prova disso são os investimentos que a Fiemg, entidade que congrega empresas de diversos segmentos industriais no Estado, faz no desenvolvimento de novas tecnologias e na aplicação e difusão da chamada “Indústria 4.0” – conceito que agrega aspectos como automação, computação na nuvem e uso de sistemas ciber-físicos aos processos produtivos.
Segundo o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, só no recém-inaugurado Centro de Desenvolvimento4.0, em Contagem, unidade que pretende ser vitrine e escola de preparação para mão de obra nesse tipo de arranjo fabril, a Federação investiu R$ 14 milhões.
Também aplicou R$ 6 milhões na compra de equipamentos para o ensino do 4.0 em 12 outras unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no interior, com o intuito de multiplicar tais ideais e ensinamentos pelo Estado.
Fonte: Hoje Em Dia