Começaram, nesta quarta-feira (23), as palestras do “I WebFórum sobre a política de esporte e lazer” da Prefeitura em parceria com o Centro Universitário Una-Itabira. O primeiro tema abordado foi “Desafios e perspectivas dos municípios para estabelecimento de parcerias público-privadas do setor do Esporte e Lazer”, com a mestre Rejane Penna Rodrigues, ex-gestora da Prefeitura de Porto Alegre/RS e do extinto Ministério do Esporte.
Além da palestrante, participaram do bate-papo o prefeito Marco Antônio Lage, a secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Natália Lacerda, e o professor e coordenador da área da Saúde e Pedagogia da Una, Ubiratan Pouzas. A palestra completa está disponível no canal da Prefeitura no Youtube.
Durante a conversa, Rejane Rodrigues, que acompanhou por mais de quatro décadas as mudanças ocorridas no cenário esportivo do país, reforçou a importância do setor na garantia da cidadania, na promoção da inclusão social e na busca por qualidade de vida.
“A construção da visão de cidadania deve ser pensada como oportunidade de aproximação com a comunidade, valorizando a construção de um processo coletivo e realmente participativo. Dessa forma o cidadão se envolve e participa do processo, ele atua. A participação popular no desenvolvimento de políticas públicas contribui para ampliar as articulações e mobilizações em conjunto com o poder público. Ela vai muito além só das atividades esportivas, contribui para o desenvolvimento humano e social do sujeito”, destacou a palestrante.
Rejane ainda salientou a importância do município protagonizar discussões a respeito da retomada do esporte como estratégia de promoção da cidadania, além de parabenizar a reativação da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ) em Itabira.
Para o prefeito Marco Antônio Lage, é grande a expectativa em relação à nova jornada do esporte e lazer em Itabira. “Trabalhar os temas deste fórum significa que estamos construindo um modelo de desenvolvimento socioeconômico junto ao esporte. Com isso, vamos construir políticas públicas envolvendo a participação da sociedade civil. A partir desse modelo, confiamos em uma secretaria que é profissional, investe em planejamentos e metas”, destacou o prefeito.
Ainda, Marco Antônio pontuou que as políticas públicas devem ser duradouras para que o esporte e lazer sejam realmente transformadores. “Nós temos oportunidades enormes em Itabira. O setor estava adormecido mas agora não está mais. A discussão permanente com a sociedade buscará parcerias necessárias para que rapidamente possamos estruturar as políticas e garantir a cidadania”, destacou.
A secretária municipal, Natalia Lacerda, disse que o fórum é um momento de compartilhar as experiências, além de ser o primeiro passo para consolidar um legado para Itabira. “Vamos entregar para a comunidade um sistema municipal de esporte e lazer efetivo e participativo”, afirmou.
Segundo o representante da Una-Itabira, Ubiratan Pouzas, é de grande responsabilidade participar da construção e produção do evento on-line, já que o momento se configura como um dos mais importantes para o esporte e lazer. “O esporte e lazer são essenciais para a formação do ser humano, a gente percebe a fragilidade de certas políticas públicas que precisam ser aprimoradas. Ressalto o quão é necessário a participação do Conselho Municipal de Esportes nesses debates, uma vez que cada representante traz um tema relevante”, finalizou o professor.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itabira