O portal da Câmara Municipal de Santa Bárbara, que vem passando por modificações desde do início do ano para facilitar as informações ao cidadão, passou por mais uma adaptação: criação de dois links que ficam na página principal do site e informam de maneira detalhada a utilização do veículo oficial e das diárias. O detalhamento do uso do carro oficial é a grande novidade, já que antes o controle era feito somente em blocos e não ficava à disposição do usuário. Agora, com o novo sistema, qualquer pessoa pode saber o roteiro, horário de chegada e saída, motorista responsável, quilometragem de saída e chegada e quem solicitou o carro. No mês passado os vereadores já tinham aprovado uma resolução que regulamentou o uso do carro.
Na parte das diárias que também foi regulamentada há mais facilidade no acesso às informações (antes eram disponibilizados apenas os valores pagos aos requerentes): agora é possível saber além do valor, informações como relatório de viagem detalhado do que foi feito pelo requerente, horário de saída e chegada. Outra novidade no site é a publicação de todos os projetos de lei do Legislativo, Executivo, anteprojetos, requerimentos, indicações, portarias e resoluções – tudo salvo em arquivo pdf e de fácil visualização.
No Portal da Transparência o cidadão passa a ter também acesso a mais informações como balancetes mensais e anuais, as leis 12/527, 131/09, 101/00, 45/969.12 e o decreto 7.724, além de detalhamento dos salários pagos aos servidores e vereadores, despesas com o cartão alimentação dos servidores e relatório de gestão fiscal. O presidente interino da Câmara Municipal Carlos Augusto Bicalho Fonseca “Guto” (PDT), disse que as novas ferramentas disponíveis no site vêm ao encontro do trabalho de transparência e respeito pelo cidadão. “O Ministério Público encaminhou ofício para que fossem incorporadas mais informações e, junto com nossos funcionários, a equipe responsável pelo site trabalhou intensamente para que tudo fosse publicado de maneira fácil e prática. Esse é a nossa função: atuar com transparência para para que o cidadão possa acompanhar de perto nosso trabalho e o andamento do poder legislativo”, defendeu.