Este mês, a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria de Saúde, promove a campanha Julho Amarelo. O objetivo é conscientizar a população sobre as formas de prevenção às hepatites virais, realizar diagnóstico precoce das Hepatites B e C através da testagem rápida e vacinar contra a hepatite B, caso necessário.
De iniciativa da Atenção Primária à Saúde e do Programa Municipal IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, a campanha de 2021 ocorre com metodologia diferente das edições anteriores, por causa da pandemia do novo coronavírus.
Para evitar aglomerações, a população está recebendo orientações rápidas nas salas de espera nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que ganharam uma decoração amarela para chamar a atenção dos usuários.
Vacina
Além da orientação, a população recebe material informativo e é convidada a fazer os testes rápidos para Hepatites B e C, e se necessário, são vacinados contra a Hepatite B. A coordenadora da Atenção Primária, Renata Moura, ressaltou que apesar de haver uma data específica para recordar os cuidados com a enfermidade, é importante a prevenção ao longo de todos os meses.
“No caso das Hepatites B e C, as formas de prevenção são o uso de preservativo em todas as relações sexuais e o uso individualizado de materiais que cortam e perfuram. No caso da Hepatite B, há vacinação, infelizmente contra a hepatite C não existe vacina”, concluiu.
Sintomas
A campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. O mês foi escolhido porque desde 2010, a pedido do Brasil, a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 28 de julho como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, urina escura, fezes claras, pele e olhos amarelados. Devido aos sintomas é que se definiu o mês como “Julho Amarelo”.
FONTE: ACOM-PMJM