Diretores da Liga Itabirana de Futebol Amador – LIFA, estiveram reunidos na tarde de ontem (09) com o prefeito Marco Antônio Lage e a Secretária de Esportes Lazer e Juventude, Natália Lacerda.
O encontro serviu para discussão do campeonato de futebol amador de Itabira que conta ainda com um time de Santa Maria de Itabira e Ferros.
A reunião foi marcada pela gentileza e interesse na realização do evento. Na semana passada, Ricardo Freitas, presidente da LIFA, esteve com a secretária Natália Lacerda que anunciou o encontro de ontem.
“Confesso que tinha ficado surpreso com a cordialidade e interesse da Natália na realização do Campeonato Amador; hoje (ontem) me surpreendi novamente, desta vez, com o nosso Prefeito, pois, assim como no encontro com a secretária, o prefeito deixou claro todo o seu interesse em apoiar a LIFA, não apenas na realização do campeonato, mas também em outros projetos que futuramente iremos apresentar”, disse Ricardo.
Depois de duas horas de reunião, o prefeito Municipal fez questão de “bater o martelo” e anunciar a volta do Campeonato a partir de 2022: “Depois de vários meses de discussão, desenho de projetos, junto ao Ricardo e a Natália, podemos anunciar, com muito orgulho, a volta do campeonato de futebol amador em 2022, totalmente pleno, em nossa querida Itabira.
Queremos o número máximo de participantes, podendo chegar a até 26 clubes de futebol, incluindo os times dos distritos de Senhora do Carmo e Ipoema se forem filiados. Para isso, já estamos levantando as ações necessárias para os trâmites burocráticos e posterior convênio com a LIFA”, disse o prefeito Marco Antônio.
A secretária Natália Lacerda lembrou da importância do campeonato e da parceria com a LIFA: “Vejo com carinho essa parceria; este encontro de hoje foi para selar, em definitivo. Sabemos do tempo escasso para a realização do campeonato, afinal, o campeonato dura cerca de oito meses e não temos todo este tempo, mas nada nos impede de realizarmos um campeonato mais curto, ou seja, uma copa entre os times, com critérios a serem discutidos com os dirigentes dos clubes.
Como disse na semana passada, a Lifa foi a primeira instituição com quem conversei e me sinto feliz por ver que estamos dando frutos e os nossos encontros valeram a pena.
A Secretaria de Esportes está pronta desde o início de minha gestão para ser parceira e apoiar o campeonato, não apenas este, mas o outros que vierem”.
O vereador e líder de governo Juber Madeira foi um dos mediadores do encontro.
“Sempre trabalhei com as comunidades, conheço profundamente o “sucesso social”, que o futebol provoca em meio ao nosso povo.
Fico feliz em poder participar deste dia tão especial, ao anunciar a volta do nosso amado futebol amador, parado a tanto tempo e melhor, com o apoio total do nosso prefeito e da Natália, profunda conhecedora deste esporte tão famoso”.
Ricardo Freitas descartou a possibilidade de o campeonato amador iniciar ainda este ano: “Estamos a praticamente a quatro meses apenas do término ano; apesar de termos toda o “esquema” montado, me preocupo com a condição física dos atletas, afinal, muitos estão parados a mais de um ano, a grande maioria não pratica atividade que mantém o condicionado físico como o futebol; lembro que estamos falando de futebol amador”.
Temos também toda a burocracia da papelada para inscrição, tanto na Lifa, como na Federação e na preparação dos campos.
Muita coisa para resolver, em tão pouco tempo, mas como bem disse a secretária Natália, nada nos impede de discutirmos um campeonato curto, uma espécie de Copinha com os clubes, ainda este ano, mas tudo será discutido com os dirigentes”.
Ao final da reunião, o prefeito disse que celebra esta parceria: “O futebol traz uma série de benefícios para os atletas, para os clubes, para o entretenimento da população.
Teremos manhãs mais vivas nos nossos finais de semana, dentro de protocolos de saúde que serão criados especificamente para realização do campeonato”.
Ricardo Freitas concordou com o chefe do executivo: “Com certeza teremos momentos felizes em breve.
O prefeito cumpre sua promessa de campanha ao apoiar a realização deste campeonato e dos próximos que virão.
A LIFA também irá apoiar os projetos da prefeitura, entre eles a ideia de escolinhas de futebol dentro dos clubes de futebol, mas isso é assunto para outra reunião”, brincou Ricardo Freitas. Participaram também os diretores da Lifa Lucas Fernandes e Silvio Andrade
Fonte: ACOM-LIFA