André Viana, presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, esteve na manhã desta sexta-feira (13) em reunião com a Secretária Municipal de Saúde, Luciana Sampaio. Na pauta, a dificuldade dos trabalhadores para receberem os imunizantes já que o horário – 8:30 às 15:30 – impossibilita grande parte dos trabalhadores, não apenas da empresa Vale, mas de empresas terceirizadas por ela e também dos comerciários, em serem imunizados pois estão em horário laboral. Durante a reunião, que contou com representantes da empresa Vale e do vereador Juber Madeira, a secretária disse que não há possibilidade de dedicar uma equipe exclusiva para atender estes trabalhadores, mas, em acordo com o sindicato, decidiu-se aumentar o horário de atendimento, em dois PSF’s no centro da cidade, com extensão até a noite.“
Desta forma ampliaremos o horário, ou seja, os trabalhadores do nosso município terão a noite como opção para receberem o imunizante. Esta ação vai trazer mais conforto aos trabalhadores que, como exemplo, ao final de seu expediente, poderão procurar um dos PSF’s e ser vacinado.
Temos cerca de 15.000 pessoas em diferentes horários nas minas de Itabira, mas temos ainda os comerciários em lojas, padarias, açougues que laboram no horário do drive-thru da prefeitura. Esta ação irá favorecer todos eles, com certeza”, afirmou André Viana.
Repescagem
André Viana esclareceu que na reunião com a secretária, ele teve a informação que as pessoas com idades maiores que aquelas que estão sendo vacinadas, podem procurar o PSF de seu bairro e receberem a vacina: “Por exemplo, se hoje estão sendo vacinados quem tem 30 anos, aqueles que têm mais de trinta, ou seja, 31, 32, 33 anos de idade podem procurar os locais de vacinação para receberem sua dose. Esta é uma informação importante que deve ser divulgada.
A secretária disse-me que aumentará a campanha de informação. Luciana Sampaio informou que irá iniciar os estudos de logística com sua equipe e escolher quais unidades de PSF’s ficarão abertas até o anoitecer para atenderem os trabalhadores, bem como definir os horários que posteriormente serão amplamente divulgados pela secretaria de saúde, com o apoio do Metabase Itabira.